Benfica em Estugarda. Tinha de ser Jesus a quebrar mais uma barreira.

white corner field line on artificial green grass of soccer field
Quando por desacordo na questão dos adjuntos que o acompanhariam, caiu por terra a possibilidade de Mourinho regressar ao Benfica, o agora melhor treinador do mundo teve a ousadia de afirmar que estava a ser cometido um erro histórico.
Quando, fruto de dois ou três resultados negativos (que acontecem a todas as equipas do mundo), o SL Benfica decidir abdicar de continuar com Jorge Jesus na liderança da sua equipa, outro erro histórico será cometido.
No Belenenses jogou cara a cara com Real e Bayern. Representando o Braga, em San Ciro vulgarizou o Milan. Na luz, o Benfica e em Alvalade o Sporting. Os jogos escolhidos (excepto o de alvalade) terminaram todos com derrotas de Jesus. Todavia, todos eles deixavam antever uma qualidade ímpar nas equipas de Jorge Jesus.
Em ano e meio de SL Benfica, com jogadores bem mais qualificados, sagra-se campeão com um futebol de encantar, vence a taça da liga, continua a valorizar de forma bastante proveitosa imensos jogadores. E já venceu em Alvalade, Dragão (3 vitórias encarnadas nos últimos 20 anos, para que se perceba a importância e dificuldade do feito obtido por Jesus) e agora, na Alemanha. Sabe-se agora, que dezasseis vitórias consecutivas é também feito único na longa história do SL Benfica.
Só quem trabalhou com Jorge Jesus pode aferir a sua competência em questões tão importantes como a liderança e a comunicação. Tacticamente, o que se vê no relvado é sublime.
Em Estugarda não foi diferente.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

27 Comentários

  1. De facto não há palavras. Jesus é sublime, o melhor treinador do futebol Português e chamem-me maluco no Top 10 do Mundo.
    Mas caro PB a verdade é que parece que a direcção do Benfica aprendeu com os erros pois este ano segurou-o mesmo contra a vontade de muitos que por alturas de Dezembro o queriam ver pelas costas e hoje ipocritamente o elogiam (infelizmente até estao na direcção). Como sócio do Glorioso só peço que JJ fique pouco tempo no clube, até ao fim da carreira chega.
    E já agora em comparação com Mourinho gostava de ler a opinião do caro PB. Mas tendo atenção que Mourinho começou no Benfica, esteve 4 mesitos em Leiria (onde nem fez nada de extraordinário), depois o clube Corrupto (onde qualquer Ferreira, ou Adrianse é campeão), no Chelsea, no Inter, e agora Real, ou seja teve sempre grandes jogadores, teve sempre orçamentos astronómicos, teve sempre os jogadores que quis e ao preço que queria. Queria o ver começar no Amora, passar pelo Felgueiras, pelo Moreirense, pelo Setúbal, pelo Belem, pelo Braga, ou seja, trabalhar de baixo, no duro com alguns pernetas como jogadores. Gostava de ver e assim se pode comparar a qualidade. Para já uma coisa é certa nunca vi as equipas de Mourinho jogar 1 terço do futebol do CAMPEÃO JJ, do rolo compressor que criou. Gostava de uma opinião.

    P.S- No 1º comentário (Rui Jesus) refere que é familiar do Mestre Jesus. Não sei se é verdade mas se for PB se poder diga-lhe que para os socios do Benfica é um orgulho tê-lo como treinador e um muito obrigado pela magia que nos tem proporcionado.

  2. boas,

    o mourinho, salvo erro, deixou o leiria em terceiro lugar no campeonato, portanto não se pode dizer que não tenha feito nada de especial. basta também ver alguns dos jogadores que essa equipa do leiria tinha que se calhar ninguém dava nada por eles e depois foram campeões europeus…

    saudações,

  3. O Silas, que foi treinado por ambos afirmou que tacticamente não há diferenças. São ambos geniais. O Mourinho tem os outros extras todos que o JJ não tem…

  4. "O Mourinho tem os outros extras todos que o JJ não tem…"…que SÓ fazem dele top mundial…Quando o Jesus ganhar champions com Tiago's, Marco Ferreira's, Ricardo Fernandes's e afins depois conversamos…Longe de mim estar a criticar o Jorge Jesus, agora estar sequer a compará-lo ao Mourinho é de loucos…ainda tem muito que pedalar…como qualquer outro treinador portugês…

    Ruibonga

  5. Eu gostava mesmo era de saber se o Jesus vai ao cabeleireiro manchar o cabelo antes ou depois de dar a táctica, e se o faz no Colombo. Isso sim seria uber-informação.
    Podem os adeptos do Benfica mandar esculpir a estátua do 2º lugar. Seria uma pena perante tão bom futebol não haver festejos do título, ainda que simbólicos …

  6. boas,

    o mourinho foi campeão nacional com marcos ferreiras, ricardos fernanders e afins, porque na champions raramente calçavam. na champions era deco, alenitchev, carlos alberto, maniche…

  7. Não se pode comparar Mourinho com Jesus. Mourinho é único e é bom em tudo. Mas, acredito sinceramente que no chelsea e no inter, Jesus tb teria sido campeão.

  8. Mourinho é mais completo sem dúvida!

    Sigo a sua carreira desde sempre e treinador para ganhar não há como ele, e isso no futebol é o que importa mais, mas no espectáculo não é dos melhores. Guardiola, Wenger e mesmo JJ conseguem por as equipas a produzir melhor futebol!

    Comparando o Porto de Mourinho com o Benfica de JJ, acho que é fácil de constatar que nunca Mourinho conseguiu produzir futebol tão espectacular como o do actual Benfica.

    Acho que JJ não teria a mínima hipóteses em Madrid ao contrário de Mourinho, além de lhe faltar o estrelato para se impor a tantas vedetas, não tem a mesma capacidade de comunicação nem os conhecimentos em outras áreas que Mourinho bem domina!

    Já num clube com uma boa estrutura, tipo Barcelona, e com os melhores jogadores, dá para questionar o que faria ele?

    Mesmo neste Benfica, com as aquisições desta época e com Ramires e Di Maria, será que ainda estaria a disputar a liga dos campeões?

    Para quem (ainda) tinha dúvidas do seu valor, acho que este ano ele as dissipou completamente!

  9. Não podia PB,
    Os jogadores do Inter teriam algumas dificuldades em compreender o português da Buraca que o Jesus fala, seria uma tremanda confasão.
    Ele está bem onde está, e mesmo ele já tem imensas dificuldades em compreender os seus adeptos porque estes estão nesse nível linguístico mas num plano muito mais avançado.

    O Jesus ao pé deles é um santo, nisso e em tudo. Gosto do Jesus PB, e tal como tu ele é grande sportinguista.

  10. Concordo com o post.

    As comparações entre o JJ e o Mourinho fazem pouco sentido. É tudo muito subjectivo, embora se possa afirmar, sem receio, que este último tem um registo mais abrangente. No entanto aquele, na minha opinião, e por uma questão de temperamento, tem um feitio mais "civilizado", é uma pessoa mais fleumática. Ambos odeiam perder, só que o mostram de maneiras diferentes.

    Para o Benfica, "culturalmente" o JJ ajusta-se melhor. Até no tipo de futebol que a equipa e os jogadores praticam. É o que podemos chamar, "o homem certo no lugar certo".
    "He´s worth every penny".

  11. Não disse que Jesus é melhor que Mourinho, disse que gostava de ver Mourinho começar como começou Jesus no Amora, no Felgueiras,em Setubal, etc. Assim de baixo, das divisões secundárias, dos jogadores quase amadores, de varios "marrecos" como armas. Obviamente começar no Benfica, estar no clube Corrupto, no Chelsea, no Inter a agora no Real é facil a probabilidade de ganhar titulos é enorme, ter os jogadores que quer também. A verdade é só 1: Jesus na 1ª oportunidade real que teve num grande clube para lutar por titulos ganhou sem espinhas com uma qualidade incrivel e não foi num clube corrupto onde como ele proprio disse é muito facil ganhar titulos, qualquer um ganha.
    Agora começar de baixo é outra coisa. Por exemplo ir para o Belem na 2ª divisão fazer um plantel para subir e a 15 dias do inicio da epoca afinal ficar na 1ª Liga, terminando em 5º lugar (mesmo subtraindo 6 pontos) e chegar á final da taça isso sim é trabalho magnifico, talvez o mesmo que ser campeão em Espanha no Villareal. Ou discutir uma eliminatoria até ao fim com o Bayern que meses depois dá 12-1 ao fantástico clube do Campo Grande é o quê? É trabalho de treinador é um treinador especial, fabuloso.
    Mourinho nunca andou nestas andanças pois começou de cima, nunca esteve em clube com ordenados em atraso, nunca andou a contar os tostões para contratar um jogador qualquer obviamente por isso ganhou o que ganhou até pela sua qualidade.
    Fez trabalhos fantásticos é verdade mas teve sempre condições ideais para ganhar.
    Gostava de ver os 2 tendo as mesma condições desde o inicio da carreira, só isso.

    P.S- MM ainda anda aqui pensei que tivesse aflito a ver o Guimarães seu grande adversario pelo 3º lugar. E quinta-feira o que falhou foi outra vez os ressaltos?

    P.S 2 – Gosto muito do Mourinho é o melhor do Mundo com toda a justiça mas este ano é que realmente o quero ver ganhar á melhor equipa do planeta. Se não ganhar nada (a minha previsão) será um falhanço enorme diga ele o que disser.

  12. MM, já lá para as tuas bandas, a conversação tem de ser feita por maracas. Provavelmente a única forma inteligível por muitos vós. Será?
    É muito, mesmo muito nível, quase ao nível do teu azedume.

  13. Este MM vem para aqui destilar azia quando é adepto daquele clube verde ranhoca que nem ao Estoril da liga das laranjas é capaz de ganhar… isto há com cada um, vai mas é ensinar ao teu treinador como ocupar espaços dentro de campo e como ensinar os jogadores a pressionar.. que lagarto palhacito.. parece o Paulo Sporting do Record Online.

  14. "o mourinho foi campeão nacional com marcos ferreiras, ricardos fernanders e afins, porque na champions raramente calçavam. na champions era deco, alenitchev, carlos alberto, maniche…"

    não querendo fazer disto bandeira mas:
    – em machester quem é que ele mete para tentar virar a eliminatoria? Ricardo Fernandes :S

    – em casa contra o corunha para tentar ganhar quem é que mete: Marco Ferreira…

    Um treinador que ganha tudo só com 14 jogadores (daqueles em condições) ainda estou para ver…é por isso que não ha comparação…mas isso é só a minha opinião…

    ruibonga

  15. Muito falam estes adeptos do Carnide em azia. Julgo que já pode o termo e a expressão juntar-se ao grupo dos chavões como "Glorioso", "Enorme", "Carregador", "Rolo compressor" e outros que se usam.
    Acho bem. Chavões são bonitos, e quanto mais patéticos (sem ironia) melhor, creio.

    Oscar,
    Subscrevo-o, em parte. Pese embora o 1º ano do Porto de Mourinho (2002/03, o seu melhor Porto sem dúvida) jogasse um futebol quase perfeito. Muito melhor do que o de Jesus, e o Mourinho não tinha Saviola ou Aimar. Ninguém duvida da competência do Jesus, ou quase ninguém imagino, pese embora muitos iluminados adeptos do seu actual clube há uns 3 meses já andassem a por-lhe todos os defeitos e mais alguns, o que é sintomático … Desde o Belenenses, desde que treinava o Belenenses que poucos terão ficado com dúvidas sobre a categoria do Jesus.
    PS, Óscar, só para explicar algo. Aquilo do "português da Buraca" não tinha qualquer associação a mau português. O português da Buraca não é isso, embora seja mau claro. É antes um português muito próprio cujo nascimento foi programado. É uma língua onde as palavras são faladas de uma forma propositadamente estranha e a tónica nas palavras é posta de uma forma também ela tão estranha que torna a sua compreensão quase impossível de atingir.
    É esse português que falava. E o do Jesus é um bocadinho esse. Ou seja, o Jesus habituou-se a falar mal mas percebe-se que por hábito, apenas.
    A maioria dos adeptos do Benfica não.
    Está num plano muito mais à frente. É muito triste, mas é a sua (do Benfica) realidade …

  16. Comentei há uns dias atrás: O Jesus tem tudo para ser o Fergursson do Benfica e o Benfica tem tudo para ser o Manchester do Fergursson. Um clube e um treinador que se identificam claramente um com o outro. Um treinador que se identifica com os adeptos, um treinador do povo como é este clube.
    Espero que Jesus fique muitos e bons anos neste clube, pois não estou a ver nem o Mourinho a conseguir fazer o que ele fez, aliás, o próprio Mourinho quando passou pelo Benfica, o máximo que conseguiu foi ganhar ao sporting, o que convenhamos, qualquer treinador do Benfica consegue fazer com facilidade (tirando o Koeman, mas esse ganhava aos corruptos:).

  17. PB,
    Quando é que foi essa história do Mourinho voltar ao Benfica? Já não me lembro..
    Quanto ao teor do post, totalmente de acordo. Aliás, lembro-me da tirada ao Schuster e dos 5 de avanço, como me lembro dele vulgarizar o Milan e não ganhar o jogo porque o sr árbitro em duvida ajudava alguém…também recordo aquele troféu de inicio de temporada com o Real.. foi esse o do Schuster?

    Serve isto para dizer que o Benfica teve a maior sorte do mundo com a falta de inteligência do Sporting (ao tempo que eu falava com o meu irmão sportinguista se ele não dava a ideia lá à malta do clube dele) e do Pinto ter teimado no Jesualdo..
    Não teríamos sido campeões, não se valorizava jogadores e mais do que isso, Jesus no Dragão era mais um ciclo para os aturar..

    Com Jesus ao leme, sinto-me mais confortável para lutar com eles, com os jogadores colocados noutros clubes, com a nova modalidade de treinadores noutros clubes e com a velha guarda de artistas do apito.
    Acima de tudo sempre quis ver um Benfica que conseguisse levar tudo à frente.
    Este ano acredito nas taças, as três, no próximo venha o campeonato.

    Cumps,
    DMC

  18. DMC,

    A história do regresso ao Benfica foi apenas umas semanas antes de seguir para o Porto. Em Dezembro por ai. Quando o Leiria estava à frente do Benfica, se não me engano.

  19. «Ca ganda borrego co Jesus matou! Matarem-no n'Alemanha!»

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    P.s.- E a boca ao Shuster, vai lá vai… «Eu com a equipa dele, mudava aos 5 e acabava aos 10». Foi no troféu de início de época, e perdido com um golo de azar, do guarda-redes. Não era o Marco Aurélio, já era outro, acho que o Marco ou Marcos… E ainda não era o Júlio César!

  20. o Mourinho conseguiu ganhar a champions com NOVE portugueses em campo, algo que nunca mais alguém em Portugal irá conseguir fazer.

  21. É verdade, sim senhor, mas já antes o Benfica a tinha ganho, ainda se chamava Taça dos Campeões Europeus, duas vezes, só com portugueses, aliás, 11, se não se esqueceram!

    Grande abraço

    Márcio Guerra

    P.s.- O que o Mourinho fez já foi elogiado na altura. Só que falar disso é como dizer «ah e tal, o Benfica nunca ganhou na Alemanha» por não se ter mais que dizer, só que a partir de agora acaba-se isso, e nós ainda podemos dizer «o Porto nunca ganhou em Inglaterra, e nós já lá o fizemos algumas vezes, e com exibições de luxo»… Aquele abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*