As temporizações de Nélson Oliveira. Um diálogo ficcional.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

“O Nélson é um menino, que vai aprendendo, ainda não sabe muito bem fazer temporizações, é tudo a 100 a hora, mas tem uma disponibilidade fisíca impressionante.” Jorge Jesus.
Jesus – Nélson, tens de perceber em que momentos deves temporizar…
Oliveira – Como assim, Mister. O que é isso do temporizar?
Jesus – Imagina. Recebes a bola e não tens qualquer colega à frente da linha da bola. Ou tens a equipa longe. Segura a bola. Espera que os colegas cheguem antes de tomares a decisão. E quando decides entregar a bola, tens de perceber em que momento o deves fazer. Se o colega se desmarca para determinado espaço e tu queres dar-lhe a bola no pé, não sejas demasiado rápido. Deixa-o chegar, virar-se para ti e só depois soltas a bola. Tens de facilitar a recepção ao teu colega e nem sempre ser demasiado rápido a dar-lhe a bola é a melhor opção, porque o vais apanhar desenquadrado.
Oliveira – Mister, não percebo nada disso. O Ilíado dizia-me que sempre que conseguisse apanhar algum dos chutões que vinham lá de trás, para correr, correr, correr, ir para cima dos quatro ou cinco defesas. Não havia cá essas parvoíces de a equipa aproximar. Mesmo que eu esperasse, nunca aparecia ninguém. Eu é que tinha de ir para cima e resolver tudo sozinho… e mister, olhe que fomos vice campeões mundiais…

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3382 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*