Beira Mar de Costinha

Parte para o último terço da Liga em último lugar. Porém pelas indicações do último jogo é expectável que os comandados de Costinha consigam ultrapassar a péssima época até à entrada do actual técnico. Que recorde-se, soma duas derrotas nos dois jogos disputados.
Surpreendente a boa organização táctica, com claras mexidas do novo treinador. 4x4x2 losango com princípios bem definidos, que urgem ser trabalhados no pormenor. A base todavia parece bastante interessante. Os anos com Mourinho trouxeram-lhe garantidamente sapiência táctica e porventura alguma capacidade para perceber os princípios da operacionalização. Costinha sempre percebeu o jogo. Via-o sempre de frente e sabia relacionar-se com colegas de trás e da frente.
Avançados a bloquear a saída de bola dos centrais, o 10 que na pressão na saída de bola adversária encosta no trinco impossibilitando-o de sair com bola pelo chão. Sempre muita proximidade junto da bola fruto de uma boa basculação defensiva e de um sistema com 4 médios. Interiores a saírem aos laterais adversários, trinco em cobertura e o aproximar do interior do lado contrário. Tudo enquanto o 10 (jogo surpreendente de Rúben. Confiante a demonstrar muita qualidade técnica e colocar dificuldades ao SL Benfica) baixa para trás da linha da bola. 
Ofensivamente, apesar do losango a meio campo jogo sempre com largura. Conferida pelos avançados em transição, ou pelos laterais em organização ofensiva. Rúben, o dez, com liberdade para aparecer em toda a frente do ataque. 
Se defensivamente pela boa organização e concentração sobre a bola a performance poderá desde já ser interessante ( importante controlar um pouco melhor as variações de corredor do adversário, para que os interiores não tenham de fazer demasiadas “piscinas” do corredor central ao lateral a bloquear os laterais adversários), ofensivamente há a clara limitação de ter centrais sem qualidade técnica para jogar apoiado. Hugo e Bura muito disponíveis fisicamente, mas sempre sem qualidade ofensiva para iniciar o ataque. O jogo directo para dois avançados poderosos fisicamente é o recurso possível. Passível de ser bem sucedido, pelas qualidades físicas de Yazalde e Camará, e pelo aproximar rápido sobre a bola que o sistema de Costinha preconiza. Fica por perceber se a qualidade evidenciada se deve sobretudo à motivação por se enfrentar um adversário de renome ou se o Beira Mar se prepara a médio prazo para fazer pontos e subir na tabela. Porque as modificações foram sobretudo tácticas, arrisca-se a segunda hipótese. 
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*