
Não conhecendo Markovic ou o seu irmão, extrapolaremos a afirmação do novo reforço do SL Benfica para algo mais geral. Quantas vezes já se deparou perante um jogador com muito melhores traços individuais (mais rápido, mais forte, melhor qualidade técnica e até de posicionamento) que outro, cujo rendimento é infinitamente superior?
O factor chave no jogo moderno que potencia ou limita todas as características é a tomada de decisão. De que me vale ser capaz de realizar um passe a 30 metros se quando estou em zona de pressão nunca opto pelo retirar a bola do centro do jogo? Ou de que me vale uma excelente capacidade de drible se quando o uso perco noção da movimentação dos colegas, ou o forço até ao limite acabando em perda? Para que tanta qualidade técnica se mesmo na recepção nunca a uso para ganhar vantagem?
As características individuais apenas têm utilidade se associadas a algo de maior. Tomada de decisão. Optar sempre ou maioritariamente pelo melhor caminho. Perceber não só quais as melhores acções como o melhor timing para as realizar.
Deixe uma resposta