Ricardo Quaresma. Who died and made you king?

“O golo? (risos) Tenho destas coisas de vez em quando, vai para o DVD da minha carreira.” Quaresma, comentado o golo ao Frankfurt.

Não conhecendo pessoalmente Quaresma, o exercício que será feito a seguir será meramente especulativo, mas quem sabe, com muito boas probabilidades de ser verdadeiro.

Quaresma tem talento que não mais acaba, mas não é, nunca foi e não será um jogador de equipa. Demasiado centrado no seu umbigo, as suas decisões em campo tendem sempre a procurar o seu sucesso, a sua notoriedade antes do sucesso colectivo. Quando se cruzam, isto é, quando a bola entra onde deve entrar, Quaresma é maravilhoso. Todavia, na contabilidade final, entre o deve e haver, não é certo que Quaresma seja tão produtivo assim. Se em vinte bolas nas botas desperdiça quinze para ter sucesso em cinco (sucesso medido em boa decisão, independentemente de fazer ou não golo, de soltar ou não a bola), é certo que uma verdadeira equipa que procura caminhos conjuntos se ressente. 

E poderá Quaresma ser também uma questão de liderança?

No FC Porto de Vitor Pereira, nunca ninguém viveu à margem do grupo, do colectivo. Nem o incrível James, que esteve sempre de fora até se adaptar ao jogar colectivo.

Quaresma chega e em dois meses todas as bolas paradas são para si, passando por cima de toda a hierarquia em vigor ainda na presente época. Todo o jogar é direcionado para si. E repare que é um grupo de tricampeões que agora procuram quem não precisaram minimamente para vencer. E tudo isto sentido, provavelmente, que o agora rei até pensa mais em si que no “nós”. 

Aquele grupo não poderá estar bem.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*