Obsessão pela tomada de decisão

Numa conversa com amigos, surge o tema da praxe. “vocês, do Lateral Esquerdo” ( é giro pensar que algo como “um livre a Camacho”, ou um “penalty à Panenka”, ou outra coisa parecida se começa a aplicar aqui ao espaço de opinião da malta), só querem saber das boas decisões, para vocês o jogo era todo formatado.
É possível pensarem isso, quando lêem o blog e vêem posts a falar do controlo da profundidade, ou como se deve organizar a linha defensiva em função do espaço, dos colegas e da bola em vez de andarem todos atrás uns dos outros feitos gato e rato.
Mas desenganem-se aqueles que pensam que em cada 10 vezes que os jogadores se encontram em situações de 2×1 devem fixar e oferecer essas 10x, porque.. em 1º lugar, cada situação é nova, e basta ter acontecido anteriormente um 2×1 em que se fixa e oferece para o comportamento do defesa (se não for burro que nem uma porta) ser diferente, e tentar fechar a linha de passe forçando ao 1×1 em vez de 2×1.
O NOVO, sendo que novo é algo inesperado, diferente do que se tinha imaginado inicialmente, é muito apreciado por estes lados, desde que isso faça sentido.
O novo, pode ser perfeitamente fintar em vez de fixar e soltar.
O novo pode ser …
Isto.
É que isto meus amigos, é novo, é atrevimento, é skill, é classe, é génio, é qualidade, é inesperado… mas também era a melhor decisão que ele podia tomar. Era claramente a melhor (e mais fácil) forma de ultrapassar aqueles jogadores todos.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3652 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*