Aposta mais segura da semana. Liga Europa.

Ideias muito ofensivas as da equipa de Valverde. E bem definidas. O 4231 com um avançado de grande qualidade na finalização (Anduriz) e um segundo que se encosta para ligar com o primeiro. Construção a cargo dos centrais e do duplo pivot do meio com laterais muito profundos e em largura permitindo aos extremos jogar dentro e nas costas dos médios adversários. Comportamentos muito interessantes em organização ofensiva, com a presença dos quatro entre linhas, sempre capazes de combinar.
É na transição defensiva que se concentram as maiores duvidas sobre o modelo de Valverde no Athletic. Coloca muita gente demasiado à frente da linha da bola, e a cada perda, é forçado a defender com poucos elementos, porque a ajuda demora sempre bastante a chegar. Em organização defensiva junta linhas e concede poucos espaços. Está num grande momento e em casa deverá cavar a vantagem para o rival.


Gary Neville sem mudar o sistema que herdou de Nuno. Parte de um 433 para uma dinâmica que deixa sempre o sistema bem vincado pela escassa mobilidade. Interiores com movimentos apenas verticais para dentro do bloco adversário, voltando para pedir no pé. Extremos quase sempre fora, apenas a aparecer dentro esporadicamente. Em organização valem as boas ideias de André Gomes que liga com Paco Alcácer, e a profundidade que Siqueira e Cancelo dão aos corredores laterais. Defensivamente pouca articulação entre centrais e laterais. Muitas perdas em zonas de potencial perigoso grande e uma falta de agressividade na ocupação do espaço e na saída ao portador deixam os adversários sempre confortáveis. Perante o poderio ofensivo do adversário, muito complicado sair vivo de San Mamés.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3229 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*