Ausência de apoios frontais. Como deixar a última linha adversária confortável. Demonstra o FC Porto.

As muitas dificuldades que o FC Porto sempre encontra para criar não se podem alhear daquilo que é o seu processos ofensivo. Seja pelas qualidades e hábitos das suas individualidades ou por aquilo que não define em termos de movimentação ofensiva.
Suk na mata real simplesmente não joga. Por decisão própria ou de modelo, a verdade é que o ponta de lança do FC Porto, não sai por um instante da profundidade, do meio dos centrais para causar embaraços entre linhas. Para obrigar a última linha pacence a ter de tomar decisões (sair da linha para perseguir? Sair só após o passe?) e com isso desorganizar a estrutura adversária. 
Na construção e na criação o FC Porto joga com menos um. Não pelas suas capacidades individuais, mas porque simplesmente não é nunca referência para receber a bola. Apenas espera o momento para correr para as costas da defensiva adversária, ou para rematar à baliza depois de jogada construída e criada por outrém. O problema é que um FC Porto que já envolve pouca gente nas costas dos médios adversários, abdicar ainda assim de ter um avançado que possa desorganizar o seu opositor, é meio caminho andado para se criar muito pouco. Nos dias de hoje ter um ponta de lança preparado apenas para uma fase é demasiado curto.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3010 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*