Treinar Infantis

Encontrado por aí. Não importa onde. Declarações de um treinador de futebol de uma equipa de Infantis.
“Foi um jogo sem muita história, simplesmente estivemos uns angustiantes 60 minutos dentro de campo. Normalmente peço aos meus jogadores que tentem, que errem vezes sem conta se for caso disso, responsabilidade sempre minha. A única coisa que tentaram e conseguiram, foi estender um tapete vermelho ao valioso adversário e tentar que o tempo fosse passando, nesse caso a rotação da terra fez-lhes a vontade. Responsabilidade máxima da minha parte pois não consegui passar a mensagem e penitencio-me por isso. Já no sábado teremos outro jogo, jogo esse que se não formos com a ambição de nos divertirmos, de sermos competitivos, de tentarmos com enorme dedicação sermos felizes…ficaremos pela ferraria, perdemos por 3-0 e a multa é de responsabilidade minha
Tudo o que é errado no futebol jovem espelhado em apenas um parágrafo.
Recuperando um texto antigo:
“O fenómeno Mourinho trouxe milhentos pontos positivos. Porém, há sempre algo de negativo que aparece por arrasto. Hoje todos queremos ser treinadores, e o estilo de Mourinho pode trazer ideias erradas. As estrelas, o foco, os importantes, não são os treinadores. São os jogadores. Estamos numa era onde todos querem ser Mourinho ou Guardiola. Todos pretendem brilhar por cima dos jovens jogadores. Formatam-se as crianças desde bem cedo (9-10-11-12 anos) para ideias de jogo que coarctam a sua individualidade. O seu talento, as suas ideias, a sua criatividade, tudo é trocado por um ego maior. Os treinadores pretendem desde bem cedo criar bases mecânicas nos seus jogos. Tomar as decisões pelos seus jovens atletas, não os deixando expressar as suas qualidades.”
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3008 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*