A formação. Em Itália como em Portugal

“Os melhores treinadores devem estar na formação” afirmou José Curado.
“Por exemplo, em Itália temos um déficit de talento comparado com alguns anos atrás. Há alguns anos que fazemos sempre a mesma pergunta e em vez de darmos uma resposta estamos cada vez pior. Não é fácil. Nas camadas jovens devemos trabalhar e investir bastante nos treinadores porque podes ter espaços fantásticos de prática mas se não tens bons treinadores, qualificados e competentes, não tens como melhorar os jogadores. Em Itália isto é subestimado demasiadas vezes. A este nível contrata-se o treinador que custa menos…” Antonio Conte. Entrevista à Aspire.
Por cá o desprezo e falta de estatuto com que todos os agentes, e sobretudo os clubes encaram o treinador de jovens (e quanto mais baixo o escalão, mais tal se acentua) não demonstra somente como não se percebe o seu grau de desmedida importância. Não há topo sem base. Mas é também um factor mais, tido em conta por tantos e tantos treinadores na hora de planear. Mostrar resultados. Mostrar processos colectivos em vez de potenciar individualidades, sempre com o intuito de subir na hierarquia. Um efeito bola de neve que somente encontrará o seu caminho quando começarmos a tratar da realização pessoal e profissional dos nossos treinadores de jovens. São eles que guiam todo o nosso futebol. Mesmo que tantos não o percebam. Há que os incentivar, educar, formar e… premiar!
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3008 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*