Os avançados devem sempre tocar na cobertura, e diferenças de profundidade defensiva nas partidas de ontem.

Obviamente que não. Cada situação é uma situação e é o contexto que deve determinar as decisões. Por contexto, o posicionamento da bola, dos colegas e dos adversários, entenda-se.

Já por cá se falou das dificuldades de tantos avançados fora do espaço da grande área. Fora da zona de finalização, onde efectivamente fazem a diferença, também porque ai cresceram e nunca lhes foi pedido diferente. Por mais que se trabalhe os posicionamentos do avançado, para que não esteja sempre a esconder-se nas costas dos defesas adversários, haverão sempre dificuldades na sua evolução. Muito mais difícil é estimular as boas decisões com bola de quem cresceu e sempre com sucesso e aprovação, fazendo coisas diferentes. No fundo, o trabalho sem bola será sempre mais fácil de ser garantido do que o trabalho com bola. Também ao nível da decisão…

Porque em tantas vezes, porque há pressão nas costas, se pede que o avançado toque em quem está de frente no jogo, até para aproveitar o desposicionamento do central que veio “morder”, muitos são os que tenderão a considerar o tocar de primeira em quem está na cobertura como a decisão a tomar “no matter what”. Nada mais falso. Decisões decoradas nunca serão as melhores. Tantas vezes é o segurar um pouco mais para deixar acontecer, ou enquadrar para beneficiar do desequilíbrio anterior que faz toda a diferença.

 

E as diferenças de organização defensiva na profundidade entre FC Porto e Sporting, abordadas no texto do Pedro, sobre a ida do FC Porto à Dinamarca.

scp

P.S. – No(s) próximo(s) dia(s) (está a ser ultimado com rigor o processo) surgirão alguns textos semanais que serão exclusivos para os patronos do “Lateral Esquerdo”. Para quem pretender ter acesso a tudo o que por cá se faz, é favor registar no Patreon. E recordo que um euro mensal já será um contributo muito aprazível para o projecto. Depois do registo realizado, receberão uma mensagem com mais instruções. Sobre a recorrente questão sobre alternativa ao Patreon, é favor direccionar a questão para: lateralesquerdo.com@gmail.com, para perceberem se interessa a alternativa proposta.

Muito obrigado por ai estarem e pela ajuda que tantos já estão a dar ao projecto.

Rodrigo Castro
Sobre Rodrigo Castro 217 artigos
Rodrigo Castro, um dos fundadores do Lateral Esquerdo. Licenciado em Ed física e desporto, com especialização em treino de desportos colectivos, pôs graduação em reabilitação cardíaca e em marketing do desporto, em Portugal com percurso ligado ao ensino básico e secundario, treino de futsal, futebol e basquetebol, experiência como director técnico de uma Academia. Desde 2013 em Londres onde desempenhou as funções de personal trainer ligado à reabilitação e rendimento de atletas. Treinador UEFA A.

43 Comentários

    • não é um texto sobre o Dost! Poderia ser, mas n é… isto é o que há mais! Pior são os que não fazem diferença em zona nenhuma do campo…

  1. O que é que a equipa ganhava se o Dost enquadrasse? Ele tem dificuldades óbvias de condução, Kovacic tava proximo dele e a fechar um passe para dentro. Caso Dost enquadrasse, a única linha de passe que teria era o Marvin encostado à linha lateral

    • sim, o Gelson a poder receber nas costas isolado com o defesa aquela altura era impossivel…ou se defesa fechasse para Gelson n receber isolado (com bola entre ele e contenção), recebia no pé em 1×1 era mau… foi melhor meter em 4×6… Alias, a unica opção era o Marvin… o Gelson nem existe com 40 metros nas costas…

      • O tempo que ele demorava a enquadrar, era o tempo do Kovacic apertar logo com ele, dado que vem em movimento. Nunca na vida o Dost (se fosse outro avançado mais evoluido tecnicamente era fazivel) conseguia meter aquela bola no Gelson. Nunca na vida

        • a sério? estás a dizer que qq puto de 15 anos de campeonatos nacionais é melhor que o avançado do Sporting…?! Ou não tens noção nenhuma de futebol?!

          • O Kovacic em menos de 1s está a fechar essa linha de passe. O Dost com o tempo que demorava a enquadrar, ficava sem essa linha de passe. É isso que estou a dizer.

        • epa, tou chocado lol um jogador do Sporting com meio campo À frente n ser capaz de meter uma bola num colega lol… acho que nc li nada tão estupido. Não ignores que o que iria garantidamente acontecer era o defesa a fechar p n levar bola entre contenção e ele… e abria todo o espaço do mundo para um passe rasteiro de uns quantos metros para meter o Gelson em 1×1 (a unica coisa q poderia prejudicar o lance era a velocidade do Marcelo a chegar ou n…)

          sao incriveis os disparates que dizes lol sem maldade…

          • Estás com dificuldades de interpretação. Eu estou a dizer é que TENDO EM CONTA a proximidade do Kovacic, e o tempo que ele levava a enquadrar, essa linha de passe para o Gelson ficava fechada.

      • Os vossos conteudos sao interessantes mas a forma como dirigem os comentarios e’ aberrante.
        Sim e’ efetivamente muito improvavel que virando-se o dost tivesse capacidade para algo. Talvez fosse melhor arriscar.
        O que nao faz sentido sao as respostas dignas de um miudo de 15 anos, so porque lhe disseram que discordavam da sua opiniao.

        • fica dificil quando quem vem contrariar diz a maior aberração do mundo… por certo que tb passas por isso na tua actividade…

          1x1

          [IMG]http://upimagens.com/di/L5OY/1×1.jpg[/IMG]

          dei-me ao trabalho de ir fazer esta imagem para ser mais facilmente compreensivel sobre o q aconteceria ali (na pior das hipoteses. a melhor era o defesa que tá c Gelson n baixar e Gelson receber isolado por cima dele) … E vou contar um segredo… eu não sou futebolista profissional, mas seria capaz de fazer aquele passe 😉

          • Essa imagem está com o Dost de costas para a baliza. A menos que aches que consegue fazer o passe de calcanhar, tiraste o print no momento errado. Antes da bola chegar ao Bryan, q é mais ou menos o mesmo tempo que o Dost demorava a ajeitar a bola e fazer o passe já o Kovacic está a fechar essa linha de passe.

          • a sério que tá de costas e que isso impossibilita o passe e explorar o 3×3 em 50 metros… ainda n tinha reparado…

          • Eu vi o lance todo… Ali estragou-se… outros acabaram por construir / criar, o que já antes estava criado. O que se segue é inventado novamente pelos outros colegas.. tal como o meteram numa situação altamente vantajosa, voltaram a faze-lo mais tarde.

        • Eu avisei que vinha ai o choro…

          Só em Portugal é que se pensa q se deve manter a paciência com quem diz as maiores alarvidades… eu percebo totalmente a abordagem mais forte aos comentários quando a trampa q sai é demasiado grande… como é neste caso dizer q alguem n faz aquele passe. Não cheguei a senior mas garanto-te que até eu recebia e entregava aquela bola tranquilo!!

          • Este e’ o meu ultimo comentario aqui. A minha area e’ comunicacao, o meu teclado estrangeiro e nao tem pontuacao.
            Este blog seria excelente se as discussoes na zona de comentarios fossem minimamente uteis a’ discussao.
            Eu acho que muito dificilmente o dost se vira e mete a bola jogavel. Ao qual me respondem que eu so digo bosta. Isto e’ uma falacia e permite que toda a gente comunique entre eles com falacias e ataques pessoais em vez de com inteligencia.
            Permite tambem o fenomeno de seguir cegamente o lider de opiniao em vez de questionarem o argumento.
            Aqui esta o meu argumento do qual concluo que muita bosta e’ dita por erros de cominicacao e falta de vontade em pensar abertamente.
            Para os moderadores e escritores agradeco e aconcelho que sejam os primeiros a argumentar em vez de atacar em estado falacioso ad hominem!

          • lol o que foi posto em causa pelo Honoris (se é que percebi) foi o tempo que o Bas Dost demoraria a enquadrar, e se o kovacic nao fecharia nesse tempo a linha, e nao a sua capacidade para fazer o passe…

  2. Foi um zero ontem… aquela q recebe sem ng à frente isolado e estraga é inenarrável… nestes jogos q n chegamos à area mtas vezes tem de jogar outro!

  3. Q falta de noção do q é mais básico no futebol..incrível… o proprio medio do real tinha mais metros p fazer p se colocar entre bola e baliza se o Dost se virasse… e se há alguém q com estes metros livres nao se pode virar para a baliza adversaria ou nao faz um passe de 15 20 metros seja por baixo ou por cima. .. então não pode jogar futebol..

    É obvio n é o caso. Eu tb recebia e soltava a brincar…

    Saliento antes a má decisão do B.César. se a bola entra directamente no Ruiz…ficava o SCP com mais um no jogo! Sem perder o tempo que se perdeu com passe para trás… Aliás o passe do Bruno César condiciona a decisão do Dost… não lhe desculpa a burrice mas condiciona porque é meio indefinido p a zona entre ele e o ruiz…

    • tb reparei nisso… para a zona onde é parece dar sugestão. Ou então, foi só um mau passe (ou que poderia ser ainda melhor) pq n saiu nem no pé de um nem do outro

  4. Mais um grande post! A mim faz-me confusão ter um avançado que o melhor que posso dizer dele é que nao fez merda… e ele nao passou de 1a só ai. Acho que não deu nunca mais de 2 3 toques seguidos… vai ter de marcar como o Jardel para justificar o cepo que é. Mas para já tá bom! Tá com boa média.

    E o Ronaldo? Parece o Dost lol

  5. Futebol é golo! Não podem desvalorizar isso! Eu vejo jogos todos en Alvalade e o Dost só q seja capaz de nao estragar ja era um alivio… mas voces tb gostavam do Montero… e que dava ele? Trabalhava mt bem ao contrario do Dost que é um calhau com olhos mas que marca! E enquanto marcar quem ganha mais… Mais Dosts e menos Monteros… na minha opinião…

  6. Posts do Sporting andam todos acesos… assim é que é bom..

    não renegamos a importância do golo… ninguém aqui ousa sequer dizer que o Dost nao deve jogar! Deve jogar e sempre… só tentamos mostrar aos adeptos o porquê das coisas que o Jesus diz dele 🙂 Como antes disse do Castaignos (coisas diferentes)

    Mas, percebo perfeitamente que seja muito difícil ouvir uma critica que seja a quem nos marca golos!!!!

  7. Reparaste que ninguém tocou nas diferenças de profundidade entre SCP e FCP? Tocar em individualidades sempre foi mais difícil de lidar para os adeptos… Muito mais fácil dizer sp q o treinador é que é o culpado…

    • Viva,

      Falo por mim, mas comentei o que foi o tronco do teu texto.

      Além do mais, comparar a dinâmica da equipa do Jota com a do NES nem faz sentido. Ferrari e Mini.

      E aqui entre nós, o Oliver e o Corona ficavam mesmo bem de verde e branco e a treinarem com o mestre da pastilha 😉

      Um abraço,

  8. Boa tarde,

    Eu não entendo esta azia toda, são leituras diferentes, ambas válidas.

    Para mim o Dost conseguia meter no Gelson, já o Slimani duvido. No entanto, percebo quem possa achar que ele não se atrevia a fazer um passe correcto, daí ter optado em meter o Bryan de frente para o jogo.

    Ainda assim, registo já algumas diferenças no Dost, ele já tenta relacionar-se com os colegas, pelo menos nesta fase de construção, algo que, quando chegou, não acontecia.

    Ainda assim, está a decorar movimentos que o Jota lhe está a ensinar (penso eu), talvez para o final da época já esteja mais solto e a pensar pela cabeça dele.

    Contudo, onde ainda não contribuí nada é no último terço, o tipo continua a fugir da bola como o diabo da cruz, se é por instrução ou por auto-recreação, não consigo perceber, se fossemos pelos movimentos do Slimani, diria que é por sua decisão, mas o mister pode estar a dar-lhe outras instruções.

    Epa o Bas é muito competente tecnicamente mas nunca lhe foi pedido outra coisa, no Wolfsburgo ele só tinha que esperar que o De Bruyne partisse tudo para fazer golos.
    No Sporting, com menos qualidade na criação, tem que fazer mais qq coisa.

    Por falar nisso, para quando Campbell a jogar com o Dost no meio?

    E francamente, os posts do Sporting estarem acesos só me cansa, aqui é para falar de bola e para aprender umas coisas que depois possamos utilizar, não é para fazer catarses de azias e pares de cornos. Para isso serve o VM, página de comentários do Record, etc…

    Um abraço,

  9. O que dá não perceber nada do jogo!!

    o resto eu só disse barbaridades e em tom zangado… então fica assim… Aqui no bobadelense joga-se…

    • tira os beijinhos e o que dá mau aspecto pelo tom que usas e aprovo… até pq dizes algumas coisas acertadas (do Dost ter sido surpreendido pela mudança do estilo do ataque) e que lhe condicionou a decisão… tal como o tal passe do Bruno César

  10. Só nao penses que tudo o q aqui vem sao esses calhaus a quem respondes. N tomes td pelos burros. Ha aqui quem tenha jogado à bola mais a serio q o q tu pensas filho, fica a ideia que como há sp aqui os superleoes e honoris para gozarem que têm o rei na barriga

  11. Sim a decisão do Bas Dost não foi a ideal, mas se vamos por aí a decisão mais correcta do Bruno César teria sido colocar no Bryan que já estava de frente para o jogo e aí sim ficava uma situação de 4×3 ainda mais vantajosa.

  12. Eu não vejo onde está a má decisão do Dost neste lance. Ele está de costas para a baliza e dá para o Bryan que, para além de estar já de frente para o lance já vem embalado. Era muito mais fácil e rápido o Bryan fazer o passe para o Gélson do que o Dost virar-se e fazer ele o passe.

    Mas pronto juntem-me aí à lista de maluquinhos. Sempre é mais um.

    Cumps

  13. N sei se tao a ver o SLB?! O Mitro tem 2 ou 3 lances q roda e faz toda a diferença! E o lance q depois falha isolado deu a ideia q é igualzinho ao sugerido aqui (3×3 e defesas subidos) mas sem o defesa ter fechado… recebeu por dentro. Se puderem mostrar aqui acho que ia ajudar a perceber. Mas tenho de ir ver outra vez para ter a certeza q n foi só a ideia q deu

  14. Van Basten, grande observação e, tal como foi requerido, não é um artigo contra o Dost ,mas sim, algo que acontece recorrentemente com a maioria dos avançados. Posto isto, penso que o Dost tinha capacidade para enquadrar e passar, mas, para mim, o que prova o automatismo do movimento é o facto do passe (para o Bryan penso)sair para o pé e não para a frente. Ou seja, ele só sabe que tem de passar, não entende que dentro do passe há outras opções.
    Volto a referir a grandeza da observação, isto é futebol.
    Entre hoje é amanhã serei mais um elemento patreon, nem faria sentido não o ser. Cumprimentos.

  15. Já cá faltava o momento visão de mercado.

    O próximo post vai ser com o Dost a cortar uma bola na grande área defensiva e ser criticado por tinha todas as condições para fazer um passe de 60 metros que isolasse o colega 🙂

  16. Um gajo passa um dia sem cá vir e está td a divertir-se sem mim!!!!
    N é justo!!!!!! Eu tb quero gozar com o obsessivo.. façam outro texto do Zebordem a criticar um gajo qq pf para chamar cá o estarola hihihihihi

    Epa o nelson hoje mostrou q é um bocadinho pequeno melhor q os laterais do Zebordem… hihihihi

  17. Agora já chega das vossas brincadeiras. Resolvam os problemas fora daqui que isto nao é o site do vão da escada e como tal nao ha mais dos vossos comentários a serem aprovados…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*