Corredor central mesmo quando queres ir fora

Muito se aborda por cá a necessidade de procurar o caminho do corredor central ou opções mais dentro para desequilibrar o jogo. Tal não significa que não se deva promover o jogo no corredor lateral. Muito pelo contrário. A maior vantagem de ter a bola mais dentro é a possibilidade que daí esta poderá seguir para muito mais opções. Com bola no corredor central e enquadrado com baliza adversária, ao adversário restarão duas possibilidades. 1 – Aproxima no posicionamento os seus jogadores, impedindo espaço para a bola entrar entre eles para uma possível desmarcação de ruptura, aumentando espaço no corredor lateral, permitindo a que extremos / laterais recebam a bola sem pressão, e porque esta vem de dentro e não de um passe vertical, a recebam logo de frente para a baliza adversária. 2 – Não mudando o posicionamento, qualquer desmarcação de ruptura combinada com passe poderá trazer um 1×0.

A diferença entre um lance de imenso perigo ou de apenas mais um ataque, partiu da simples decisão de Clichy.

Se tem tocado em Sané, que está junto à linha lateral, teria permitido que o lateral monegasco enquanto a bola percorria o seu caminho, encostasse no alemão, impedindo-o de enquadrar, obrigando-o a explorar outras opções mais recuadas. A simples diferença de um passe interior para Silva, atraiu lateral e possibilitou que Sané recebesse enfim a bola, proveniente de um espaço mais interior, desde logo de frente para a baliza adversária. Com possibilidades maiores para desequilibrar logo no primeiro toque.

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2928 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*