Da rua para o mundo

Primeira memória? Com quatro anos, pé descalço na minha rua, a chutar contra uma madeira e ficar com a bola furada. Nunca mais esqueci…

Silas

Toda a entrevista do talentoso Silas é um hino à inteligência, às vivências e ao caminho para um jogo mais aprazível.

O recordar de onde crescem os talentos. Sem amarras, somando horas de prática sem fim desenvolvendo uma qualidade técnica ímpar. Sem constrangimentos impostos pelos adultos, a descobrirem por si os caminhos.

O tempo de prática exponenciado ao máximo e as vivências marcantes no jogo como factor absolutamente fulcral para potenciar qualidades.

No bairro, ou na nave, no jogo entre colegas, antes do treino. Sempre com a bola. Sempre situações reduzidas que possibilitem estar sempre no centro do jogo.

Numa das palestras no congresso da Periodização Táctica foi abordada a importância do futsal como forma de desenvolver a velocidade de raciocínio e a qualidade técnica, em espaços curtos. Não tem necessariamente de ser por ser futsal. A chave não é tanto o piso ou se tocas com os ténis ou com as botas. É o número de jogadores que por ser menor é garantia de que se está sempre a tomar decisões. Que há muito mais bola no pé, e muito mais decisões para tomar sem ela.

Na rua, sem os adultos, até para se construir o campo se estimula a criatividade. Ali, podes jogar em inferioridade se na tua equipa tens o melhor. Ou em superioridade. Os miúdos, como ninguém preocupam-se sobretudo com o retirar prazer do jogo. Ninguém quer jogar sem dificuldade. Ninguém quer vencer por vencer. Desmontar a mente dos mais traquinas é por si só um excelente exercício para se perceber como os potenciar.

Liberdade, bola e tempo de prática. Três dos factores mais decisivos para as aprendizagens dos mais novos.

Sobre Paolo Maldini 3804 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*