Decidir bem. A chave dos golos. O mau passe que até chegou ao pé do colega.

Faz tudo bem e toma sempre a melhor decisão. Se há três opções, escolhe a melhor das três. É impressionante! Dás a bola ao Messi na pior zona do campo e oito em cada dez vezes faz a diferença.

Xavi

Um passe bem feito que chega ao destino pode ser um mau passe.

No jogo, estar mais perto do golo é tomar as melhores opções. Há vários caminhos. Uns aproximam-te e aumentam-te possibilidades, outros condenam-te.

Tantas vezes a diferença de escolher uma opção ou outra é o que leva ao golo, ou o que impede a sua criação.

É um jogo que executas mas em que o factor diferenciador é a inteligência de quem decide o melhor caminho para e como direccionar a sua execução.

Não é o mesmo passar para a direita ou para a esquerda. Umas vezes o jogo pedirá um, outras pedirá outro. Não é aleatório. Os melhores deste jogo são hoje aqueles que percebem sempre a melhor opção. Que não visualizam somente as soluções que têm ao redor, mas que imaginam todo o filme. Se toco ali, vai acontecer isto.

Muitas são as jogadas em que não chegas a perceber que tinham um potencial perigoso gigante, e que poderiam ter dado golo, porque quem tomou a decisão na fase de elaboração da mesma, optou por um caminho errado.

Por isso, passar sempre a bola para um colega, não torna ninguém um jogador especial. Especial é quem opta sempre pelo caminho que aproxima a equipa do golo. Quem vê não só as opções, como lhes diagnostica assertivamente todo um destino. Um passe certo, não é somente um passe que encontra um colega. É o passe que encontra colega que mais possibilidades tem de dar continuidade ao lance.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*