Jorge Jesus a preparar a Liga dos Campeões. E ligações entre linhas.

Na partida com a Fiorentina notou-se bastante claramente uma diferença no posicionamento da linha média em profundidade, comparativamente com o que Jorge Jesus sempre nos habituou.

Para consumo interno, a linha média sempre mais próxima da dos avançados, mesmo que ou deixando um médio mais recuado próximo da linha defensiva, ou aumentando mesmo o espaço entre médios para defesas, procurando ser mais pressionante e obrigar o adversário a bater na frente.

Contra a equipa viola, uma alteração no posicionamento em profundidade dos médios, em organização defensiva. Aproximou a linha média da linha defensiva e o espaço maior ficou entre médios e avançados.

Curiosamente, esta preocupação com um menor espaçamento entre as duas linhas mais recuadas, foi exactamente uma das mudanças que introduziu Rui Vitória no SL Benfica, comparativamente à herança herdada de Jorge Jesus.

Não é expectável que seja uma mudança que venha para ficar no jogar leonino, mas parece certo que para os jogos Europeus mais complicados, será assim que Jorge Jesus começa a preparar o posicionamento em organização defensiva.

Ofensivamente, as ligações Podence – Gelson, a permitirem ao Sporting chegar ao espaço nas costas dos médios adversários. Pela velocidade e qualidade técnica de Podence para decidir, e mesmo em espaços curtos, Sporting a conseguir entrar por dentro.

Agradecimento muito grande à mais de uma centena dos que já se juntaram a nós no Patreon. Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda para que possamos manter periodicidade das publicações é passar por lá. Agora também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

P.S. – LIGA FANTASY do Lateral Esquerdo (dá para descarregar também a App para o telemóvel!

Quem quiser juntar-se a nós, basta clicar : LATERAL ESQUERDO FANTASY. O Código (Toke) para aderirem é: LatEsq18

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3046 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*