Bruno Fidalgo
Sobre Bruno Fidalgo 58 artigos

Licenciado em Ciências do Desporto. Criador e autor do blog Código Futebolístico. À função de treinador tem aliado alguns trabalhos como observador.

9 Comentários

  1. Top, top, top! Imensa qualidade!

    Deixo uma pergunta, quero saber a vossa opinião:

    – Na defesa dos cruzamentos, tanto o 1º DC como o MDef vêm para dentro, para proteger a baliza. Sendo assim, quem dá a cobertura defensiva ao lateral?

    Proteger a zona da baliza é fundamental, dado que sai imensas vezes cruzamento, mas não pode ser algo a aproveitar pelo adversário? Supondo que é o MC a dar essa cobertura, se o adversário tiver alguma qualidade consegue provocar situações rápidas em que o MC vai chegar tarde e consegue aproveitar o espaço entre lateral e central que se abre.

    Qual a vossa opinião?

        • a distancia da cobertura… depende das caracteristicas individuais do portador… n é a mesma sendo o Gelson com bola, ou o Acuna, porque um passa no drible e o outro nao… e depende tb do teu lateral..

          • Sim, concordo… mas se tanto o MDef como o DC vêm para dentro proteger a baliza, como se vê bem no vídeo, a distância de qualquer um dos dois para o lateral será sempre enorme.

            Mesmo um Acuña, não passando tantas vezes, se passar tem uma auto-estrada à frente, é mais por isso.

            Não concordas?

  2. Lembro-me bem de ver a uns anos o arsenal a comportar-se da mesma maneira nos cruzamentos. 1v1 com o portador da bola e o resto juntava na area para proteger a baliza. Fazia-me confusao nao haver cobertura mas… na liga inglesa em cada 10 situacoes, havia 10 cruzamentos, nunca havia drible e invasao em progressao, logo… de que vale ter ali cobertura se ele vai cruzar?

    Conheco um treinador portugues, que treinava este tipo de comportamentos… em situacoes de jogo mais aproximadas ao real. 8v5, 8v7 e coisas que tais. Em que nao so estava a trabalhar a linha defensiva como tambem a linha media e os “triggers” de subir e descer a linha.

    Nao vou dizer nomes.. mas todos sabemos de quem estou a falar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*