Passes com sugestão. Jogadores que decidem o destino de uma jogada.

Jogo com a cabeça, o joelho só tem de acompanhar

Zlatan Ibrahimovic

Jogadores verdadeiramente especiais são aqueles que nas suas decisões, desenham o destino de uma jogada. Desenham o destino que o colega dará à bola que lhe entregam.

O passe. Gesto técnico tão simples e com tantas variáveis escondidas na sua decisão.

Os passes que trazem sugestão (porque para trás com intuito de refrear ímpeto, ou para a frente para acelerar condução). Os que trazem decisões. Nos melhores nunca é somente um passe para o colega. Há sempre ideias associadas.

Neymar, que na actualidade é o segundo melhor jogador do mundo, empatou o jogo no Parque dos Príncipes em Paris. Foi a sua qualidade técnica brilhante, que lhe permite receber e finalizar com nível elevado, independentemente do pé com que executa que fez a equipa do Paris SG chegar ao empate. Porém, quem imaginou, quem decidiu e quem proporcionou tal final foi Rabiot.

Na sua decisão, o médio francês decidiu o destino final da bola.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*