Sporting em Madrid

Futebol de alto rendimento é isso mesmo, rendimento! Resultado. O Sporting perdeu, compromete a eliminatória, mas nem tudo foi mau!

Quem apenas olha para o resultado e não se interessa em ler o que o jogo deu, pode dizer que o Sporting perdeu. Verdade, mas nós por cá adoramos ver o caminho, olhar para a paisagem. O resultado é o destino final e nós valorizamos muito mais a viagem. Óbvio que não somos extremistas e líricos, chegar ao final da viagem, seguros e com a bagagem toda sabe bem melhor!

A turma de Alvalade não jogou contra uma equipa qualquer, defrontou apenas a 2ª classificada da liga espanhola e duas vezes finalista da Champions. A qualidade que teve com bola não apaga os erros porque esses aparecem carimbados no resultado final. Mas a qualidade esteve lá e foi uma das melhores exibições da época, com bola!

O video abaixo, mais curto para não massacrar, demonstra que com bola o Sporting para além de uma estratégia tinha uma ideia bem definida, não entrar em loucas correrias contra os comandados de “Cholo” Simeone. Jesus sabe que bater de frente e entrar no físico, “nas ganas” com uma equipa como o Atlético e jogar apenas no nervo não ia resultar, por isso preparou a equipa para algo que nos parece ser o mais adequando inclusive para as competições nacionais. Jogadores mais juntos, equipa com mais pausa e menos vertigem. No entanto, a matriz de duas épocas está lá e ter Dost em campo significa tentar, tentar e tentar colocar bolas para ele as finalizar.

Não fossem os 2 erros e o Sporting podia ter chegado ao destino bem mais alegre.

Um parêntesis final, imaginem: Se o Barça tivesse Jardel na área, tentava lá chegar pelo corredor central? Óbvio que Jardel nunca chegaria a Camp Nou, mas imaginem a ideia!

 

Dejan Savicevic
Sobre Dejan Savicevic 52 artigos
Treinador, apaixonado por desporto, futebol e treino. Experiência em campeonatos nacionais na formação e atualmente ativo no futebol sénior. Colaborador na área de scouting e análise de jogo, com vários treinadores e equipas do campeonato nacional da Primeira Liga. contacto - galeiras@gmail.com

3 Comentários

  1. Tudo muito lindo: faltou explicar que o Atlético a ganhar desde os 20 e tal segundos jogou aí a 10% pois tem este fim de semana de defrontar o Real…

  2. O Sporting fez um bom jogo mas ficou bem evidente a diferença de qualidade entre um plantel e outro. Gelson e Dost falham a cinco metros da baliza e em boas condições, o Atlético teve duas oportunidades e fechou o jogo aos 30 minutos. E na segunda parte dominou como quis e ainda podia ter feito mais ou outro (apenas vacilou no final). Em relação à gestão do Sporting, também seria interessante uma análise sobre o contexto e a forma como os dirigentes têm impacto no que se passa dentro de campo. O que é certo é que jogadores bastante fiáveis têm cometido erros atrás de erros no Sporting.

    P.S. – Não vi o vídeo porque deixei de ver os vossos vídeos. São chatos. No outro dia havia por aí um que já ia com dois minutos e tal e o jogo também! Querem transmitir os jogos completos? Para quê? Meus caros, isto aqui é internet! Não está bom passamos à festa a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*