Decisões com e sem bola que podem valer pontos – dados e videos da vitória do Sporting

Não foi em termos exibicionais a estreia desejada, embora garantindo o mais importante.

Em jogos de equilíbrio evidente, são demasiadas vezes pormenores que determinam o resultado final. Uma má decisão / boa decisão em lances cujas condições de sucesso se desenharam, mudam o resultado.

Saber defender em inferioridade numérica, controlando o espaço nas costas, permitiu ao Sporting impedir que o Moreirense voltasse a adiantar-se na segunda parte:

Com espaço nas costas e portador enquadrado, há que recuperar metros rapidamente para não se ficar fora da jogada (isto é, para a bola não me entrar nas costas), ao mesmo tempo que permite a recuperação dos colegas para trás da linha da bola.
Numa situação com algumas semelhanças, o comportamento de Iago Santos, o central brasileiro do Moreirense foi inenarrável sob todos os aspectos. O do posicionamento no espaço e o da orientação corporal. Trocou-se e permitiu talvez o primeiro golo de Bas Dost na profundidade, em três anos na Liga.

 

Recentemente trouxemos uma série de lances em transição ofensiva definidos de forma superior. Os últimos de Hazard e Rabiot, que com espaço foram provocar oposição, conduzindo para isolar os colegas. Por uma boa decisão se ganha, por uma má se pode perder. Bas Dost ainda antes de se tornar o herói do jogo pelos golos que somou, havia desperdiçado uma oportunidade soberana para dar condições óptimas a Bruno Fernandes para adiantar o Sporting, que mesmo com a má abordagem defensiva de Aberhoune, ficou com pouco enquadramento para finalizar.

 

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3358 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Dos 3 grandes a equipa com menor taxa de acerto no passe. Interessante cruzar as exibições com os dados estatísticos. Continuação desde excelente trabalho (quase pedagógico hehe).

    Forte abraço

  2. E os dados do jovane? Muito interessantes, sobretudo comparando com os do raphinha.

    Acham que a exibição do miúdo acompanhou a qualidade da estatística?

    Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*