A melhor bola da semana – Fábio Coentrão

Não há passe como o que dá a cheirar a bola ao adversário, mas que leva tensão suficiente para que este não a intercepte.

E não há bola como essa, porque cria no defesa a dúvida sobre a abordagem a adoptar. O “normal” será depois do passe sair, baixar metros pelo caminho mais rápido para se colocar entre bola e baliza. As bolas que dão o cheiro ao adversário, criam a sensação ao defensor de que a pode interceptar. E com a sensação de que a pode interceptar, há um momento em que se pára para a recuperar. O problema é que se depois não a interceptas, porque paraste, já não vais conseguir recuperar posição.

Coentrão é um pé esquerdo, o normal seria ter colocado a parte interna na bola e dar-lhe o arco que seria mais seguro para que a bola chegasse a Gelson Dala. Mas, Fábio, fez diferente. Fez melhor! Dar-lhe o arco contrário, chamou o adversário à bola, iludindo-o, criando em Bruno Viana a sensação de que iria interceptar a bola. Por isso, depois de a bola sair dos pés de Fábio, Viana não se deslocou directamente para o espaço entre onde Dala receberia e o seu guarda redes, mas antes tentou a intercepção.

A decisão de Coentrão, ajuda a perceber que um passe óptimo não se limita fazer a viagem de um colega ao outro. Há toda uma decisão por trás, que pode condicionar opositores e facilitar a vida a colegas. Uma decisão, um gesto técnico perfeito, e talvez o lance de maior brilhantismo da jornada.

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3385 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*