Contramovimentos – O lado individual da táctica

Na era do pouco espaço, os contramovimentos (mover primeiro num sentido, para posteriormente acelerar no sentido oposto) são uma obrigatoriedade de cada um dos elementos em campo. São o que permite ganhar os milésimos suficientes para recebendo no pé, se conseguir enquadrar e continuar a ter a possibilidade de ligar o jogo no sentido da baliza adversária, ou o que engana o opositor e permite receber no espaço.

Quando se combina coordenação e entendimento entre mais do que um (Modric poderia ter dado no pé, enquanto Benzema fazia o movimento, mas aguardou até ao contramovimento do francês), e qualidade técnica, a magia acontece:

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3416 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*