Não perceber o que se passa em seu redor

ROME, ITALY - MAY 09: Araya Ricardo Ivan Rodriguez of AC Milan looks on during the TIM Cup Final between Juventus and AC Milan at Stadio Olimpico on May 9, 2018 in Rome, Italy. (Photo by Alessandro Sabattini/Getty Images)

Já aqui falamos que o jogo tornou-se cada vez mais rápido e que todos os jogadores têm de estar constantemente a analisar e interpretar o que se passa em seu redor, seja no centro do jogo ou fora dele, tanto ofensiva como defensivamente.

Quando uma equipa chega a zonas de cruzamento, o adversário tem de estar preparar esse cruzamento e defende-lo. A forma mais comum e mais eficaz para defender esse cruzamento é com o central do lado da bola no 1º poste, o central do lado contrário no meio da baliza e o lateral do lado contrário no 2º poste, estando assim garantidas, à partida, as 3 zonas mais perto da baliza onde se poderia finalizar.

No entanto, como em tantas situações no jogo não basta conseguir chegar a essa zona nem sequer estar nessa zona. É importante que os jogadores, quando defendem o cruzamento, tenham os apoios orientados de forma a: facilitarem o corte, atacando a bola em melhores condições para a execução dos gesto para o local preferível; e perceberem aquilo que está em seu redor, se há jogadores, onde vão atacar a bola e para que essa movimentação dos adversários não os surpreenda.

O golo do Mandzukic ao AC Milan é um bom exemplo disto. Repare-se que quando o cruzamento sai o Milan tem os 3 jogadores a defender o cruzamento (ainda que os dois centrais demasiado basculados), no entanto Ricardo Rodriguez, o jogador do 2º poste, tem os seus apoios completamentos fechados e durante a jogada nem uma única vez tentou perceber o que estava a acontecer nas suas costas. Mandzukic quando vai atacar a bola, antecipa-se ao lateral esquerdo e ganha-lhe a bola na frente, surpreendendo-o pois nem sequer percebeu o que o croata iria fazer.

Estando com os apoios abertos o seu campo de visão aumentava, via e percebia o que Mandzukic ia fazer e tinha tempo para perceber onde atacar a bola que neste caso deveria ter sido à frente de forma a conseguir disputar com o avançado, não permitindo que este lhe ganhasse a frente.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*