Todos nós temos um plano até levar um murro

getty - sarri guardiola - MANCHESTER, ENGLAND - OCTOBER 17: Josep Guardiola, Manager of Manchester City kicks the ball during the UEFA Champions League group F match between Manchester City and SSC Napoli at Etihad Stadium on October 17, 2017 in Manchester, United Kingdom. (Photo by Gareth Copley/Getty Images)


Pep manterá o essencial: tocar a bola até nos agruparmos; chegar a três quartos do campo através da sucessão de passes; subir bastante a linha defensiva, e ter sempre um homem a mais no meio de campo, seja como for. Mas não espere um sistema tático fixo nem uma equipe titular indiscutível. Isso mudará a cada jogo. E a análise do rival será cada vez mais importante
Domènec Torrent, no “Pep Confidencial”

Sobre o jogo do City contra o Arsenal, e questionado sobre determinada mudança no modelo habitual, Pep respondeu:


Sempre acreditei que poderia vencer [com equipas menores]. [de igual para igual?] Não! Com estratégia! Com truques!
O futuro é como o jogo do gato e do rato, em apenas um jogo de futebol… adaptar mudanças tácticas para reagir ao teu adversário.


É preciso ter a humildade de perceber que cada jogo precisa de uma abordagem diferente. Esse tem sido o nosso grande segredo.
Abel Ferreira, no “The Coaches’ voice”

Quando o Ricardo Ferreira partilhou comigo as declarações de um dos maiores e melhores pensadores do futebol em Portugal, perguntei-lhe. “Foi o Francisco Silveira Ramos que disse isso, ou fui eu?”

Ele respondeu “Se calhar já o tinhas ouvido… foi teu prof…”

Curioso que há vinte anos atrás, não tenho memória de abordarmos estratégias, mas antes e apenas modelos. Quando ninguém falava de modelos, o Professor Silveira Ramos já era um dos que guiava a descoberta de um novo jogo em Portugal.

Na altura, muito à frente do seu tempo, e quase vinte anos depois, lá vai caminhando sempre à frente dos demais. Identidade variável e Estratégia – O desígnio do alto rendimento! [não confundir nunca com o futebol formativo e / ou lúdico!]

Aqui e ali, todos os treinadores [mesmo os bons] levam o(s) seu(s) murro(s). É como saem deles que define o quão bons são. Se verdadeiramente bons, ou apenas bons.



Tem forte capacidade de adaptação [Pep Guardiola]. Para mim, é por isso que está acima de todos os outros: tem uma identidade bem vincada e ao mesmo tempo é altamente estratégico.
Vai ao pormenor de saber como se comporta a equipa adversária, até nas bolas paradas. E depois traça a sua estratégia em função do que o adversário faz. No livro sobre ele, Guardiola explica o golo do Bayern Munique na Luz de bola parada [2-2 na 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, 2015/16], onde ele explica como estudou o Benfica e preparou a equipa até a exaustão para bater a defesa à zona nos cantos do Benfica

Pedro Bouças in “O futebol para lá do resultado”, artigo do Desporto do Sapo



Pedro Bouças alerta para a necessidade de o técnico italiano [Sarri] adaptar-se ao futebol inglês esta época, criando nuances para bater as defensivas contrárias nos anos seguintes e  “não jogar sempre igual, porque isso é o primeiro passo para que consigam anular-te”


Pedro Bouças in “O futebol para lá do resultado”, artigo do Desporto do Sapo

INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM JÁ ABERTAS (AQUI)

Com o apoio da CM Paredes e da Parjovem, com o patrocínio do CGD e da Prozis, e com o RECORD como media partner. – Brevemente divulgaremos mais convidados

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*