João Palhinha – A chave táctica

Os meus jogadores sabem jogar em todas as posições. Podem não ter o mesmo desempenho mas sabem. O meu central sabe os movimentos do meu avançado, o meu médio sabe os movimentos do central… e até do guarda redes. Chama-se ler e ensinar o jogo, e é isso que faço desde que sou treinador do Braga

Abel Ferreira

O médio português voltou a estar a um nível bem elevado na partida que o Braga venceu na Feira, tendo voltar a provar o quão importante a cultura táctica pode ser num jogo que cada vez mais requer conhecimento e inteligência. Conhecer o jogo mais que a posição, para que no próprio jogo seja possível experimentar várias formas de equilibrar / desequilibrar.

Começou a partida no sector intermédio, mas foi como o elemento mais central e recuado em construção que terminou o jogo.

Palhinha posicionado na 1ª fase ofensiva como o defesa central que se posiciona sempre no corredor central

Agressividade na recuperação, muita inteligência nos movimentos sem bola, sejam os defensivos seja acautelando a perda, e sobretudo uma capacidade ímpar para “ler” o jogo para lá da posição.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3588 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Palhinha não tem qualidade para jogar no Sporting, como não tem Esgaio ou Wilson Eduardo, mas o rendimento que Abel consegue tirar destes jogadores é incrível.

    O Abel é muito desvalorizado como treinador, tem o pior plantel das últimas épocas no Braga e mesmo assim bateu o recorde de pontos e golos da história do Braga, o Abel é muito competente em todos os momentos de jogo, é metódico, flexível, direto, mas sem manias, não tem problemas em apostar nos jovens.

    Se neste Braga consegue estar próximo dos 3 grandes, imagino o que faria no Sporting, Maldini para ti o Abel é o melhor treinador em Portugal?

    Para mim é, é exatamente o tipo de treinador que o meu Sporting precisa, é alguém que sabe gerir muito bem os recursos que tem à disposição, não acho que falte qualidade individual ao Sporting, é mais um problema de gestão de recursos.

    Keizer é talvez o pior treinador que já tivemos, vai vivendo às custas de Mathieu, Coates, Bruno e Dost, sem eles vamos cair a pique.

    Se o Sporting ficar em 4º e perder a taça, é certo que sai, tem-se falado do Abel e adorava que fosse o escolhido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*