A procura de espaço e…outra vez Bruno Fernandes

Olá caro leitor

Esta semana apresentamos uma reflexão que suporta a importância de ter um jogador que procure e atue em espaços curtos com grande qualidade e eficácia: Bruno Fernandes.

Nota prévia: a intensidade do jogo de futebol aumentou. A evolução dos modelos de treino associados às áreas do conhecimento que gravitam em torno do futebol ajudam a que os atletas estejam cada vez mais predispostos a níveis altos e constantes de rendimento.

Paralelamente, um dos maiores desafios que se colocam aos jogadores (e treinadores) é a capacidade para encontrar o espaço que permitirá quebrar a organização defensiva do adversário.

O posicionamento defensivo com aglomeração de jogadores em determinadas zonas e o pressing efetuado faz com que muitas vezes seja necessário decidir/executar em frações de tempo e espaço bastante reduzidos.

Exemplo?

A fortíssima reação à perda da bola do Liverpool de Klopp: o campo para o adversário fica pequeno, muito pequeno!

Guardiola, por outro lado, tem sido um dos maiores impulsionadores na criação de dinâmicas ofensivas que permitam encontrar espaços de progressão para o seu jogo posicional (exemplo da regra do 3º homem ou do posicionamento interior dos laterais na construção a partir de trás).

É precisamente em contextos onde o espaço é mais limitado que emergem os talentosos “descobridores de espaços”. Esta categoria (mais uma) assenta na perfeição a Bruno Fernandes, um jogador onde o pensar e o agir andam de mãos dadas.

A jogar na posição nº10, Bruno liberta-se e funciona como um dínamo que é impossível prever. Para além dos golos e assistências, há que entender a forma como se movimenta e perceciona as zonas livres – sejam elas num corredor, em apoio atrasado ou no curto espaço de profundidade encontrado nas costas da linha defensiva adversária. Depois é vê-lo a assistir com critério ou a finalizar de perto, de longe, de pé direito, de pé esquerdo ou de cabeça…!?

Através da Coach ID app, de forma a atribuir um sentido prático à reflexão, propomos de seguida uma progressão de dois exercícios que promove precisamente a procura de espaços.

O exercício nº2 pretende representar uma ação ofensiva que permita os movimentos identificados para o médio do Sporting: entrar em profundidade a partir da 2ª linha/atrair para libertar espaço (neste caso possibilitando incursão do lateral).

Exercício 1 – Posse de bola – Procura do espaço livre

Descrição: Jogo com 4 balizas. A equipa em posse pode atacar as 4 mas não pode marcar duas vezes seguidas na mesma.
O golo é válido se um colega recebe no lado oposto.

Coaching Points: Variação do lado do jogo; Fluidez na circulação; Movimentos de ruptura para receber bola no espaço

Exercício 2 – Ação ofensiva no último 1/3 do campo

Descrição: 8v6 + GR
Ação ofensiva da equipa preta que procura, utilizando a vantagem numérica, desposicionar a estrutura defensiva + 2 MC do adversário com o objetivo de encontrar espaços de penetração no sentido da baliza, conferindo aos médios ofensivos e aos defesas laterais a liberdade de atacar o espaço na profundidade vindos de trás.Se os laranjas recuperam a bola, tentam finalizar rapidamente em duas balizas, protegidas pelos movimentos de cobertura do pivô.

____________________________________________________

A Coach ID desenvolveu um protocolo de cooperação com o Lateral Esquerdo com vista à partilha de conteúdos sobre futebol. Juntos, pretendemos ajudar na evolução de todos os treinadores. Para além disso, os leitores do blog beneficiam de condições especiais na utilização da app da Coach ID. Procura o banner na página inicial deste blog para saber +

Um abraço

João Rico/Acácio Santos – Fundadores da COACH ID

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*