
Há jogadores cujo “hype” ao seu redor é totalmente justificado. Pelo que é capaz de criar em termos ofensivos, o japonês Shoya Nakajima é um dos que tais.
Sérgio Conceição prepara a sua integração no modelo que desenha da forma que mais pode ao mesmo tempo potenciar Shoya, mas também daí retirar dividendos para o colectivo azul, protegendo-o no processo onde terá mais dificuldades, e potenciando-lhe as virtudes.
Defender na ala no 4x4x2 é o ideal para Nakajima, afinal:
- A responsabilidade de fechar corredor lateral é muito menor que a de quem joga por dentro, no processo defensivo;
- O modelo de Sérgio permite que os alas apenas se envolvam quando a bola está no seu próprio corredor, evitando desgaste maior. E portanto, Nakajima terá sobretudo de preocupar-se defensivamente com um espaço menos importante e somente quando o ataque adversário por ai se desenha.
Mas também do ponto de vista ofensivo, Sérgio encontrou o espaço ideal para o japonês deixar marca na presente edição da Liga:
- Nas saídas em Transição Ofensiva, está no espaço de: Ou saída – quando recebe – e aí pode acelerar em condução com espaço, onde faz toda a diferença e ganha notoriedade; ou na saída pelo ponta, no espaço dos homens que atacam a profundidade aparecendo para finalizar.
- Em ataque posicional, nunca os alas da equipas de Sérgio Conceição ocupam os corredores laterais, que não por movimentos para fora. Mostram-se e recebem por dentro, podendo Nakajima fazer a diferença nos espaços curtos, a ligar ofensivamente o jogo no corredor central.
Alguns pequenos recortes do japonês em momento ofensivo na partida de ontem, que ajudam a explicar onde pode chegar com o papel que lhe é reservado:
MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido
A estreia de Zé Luís (aqui)
Parte mais uma vez o Sporting atrás dos outros dois candidatos?? Onde poderá o Sporting melhorar para poder chegar mais perto?? A diferença é visível mas será que depende dos jogadores? É que não consigo ver aquisições acessíveis q o Sporting poderá fazer para subir o nível…