Rui – Firmino – Fonte

Todos nos apaixonamos por goleadores – Mesmo quando não contribuem em zonas de criação, mesmo quando tudo o que fazem é empurrar a última bola, o golo é o que determina o marcador, e é portanto importante que o jogo se materialize em resultado.

Mas, há outro tipo de avançado que mesmo não marcando sistematicamente, permitem sucessivamente com as suas acções que a sua equipa se aproxime de o fazer. Porque chegar ao golo é o trabalho de toda uma equipa e não de um único jogador, se bem potenciado, este tipo de avanaçado mesmo com menor registo numérico (Estatísticas) é ou pode ser, o centro de todo um processo ofensivo que poderá ser de excelência.

Firmino no Liverpool é o expoente máximo de um jogador que é o centro de toda a equipa, que a faz jogar ofensivamente em todos os momentos. Mesmo que por não somar várias dezenas de golos por época, não tenha tanta notoriedade quanto a sua importância o faria prever.

A Portugal regressou na presente temporada um dos avançados mais interessantes de nacionalidade lusa da última década. Critério, qualidade técnica, muita capacidade para entender o momento de baixar e ligar o jogo ofensivo da sua equipa – Como pouquíssimos outros na Liga!

Firmino é de nível extratosférico, mas se quer na realidade nacional um jogador com capacidade para dar à sua equipa no Contexto Liga NOS aquilo que o brasileiro dá no contexto Premier League e Liga dos Campeões – Rui Fonte é o avançado ao redor do qual se pode construir uma equipa.


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

“A estreia de Tomás Esteves (aqui)”

“A linha de 4 do Real Madrid (aqui)”
“Liga NOS – Parte II (aqui)”
“Liga NOS – Parte I (aqui)”

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3647 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*