O caminho mais rápido para a baliza – De Diogo Leite a Romário Baró

O segundo golo da selecção portuguesa de sub 21 é uma lição táctica, bem assente no primeiro princípio ofensivo do jogo – O da progressão. Se há um caminho mais rápido e mais viável para chegar à baliza adversária, esse tem de ser usado.
Serve também para se perceber que a muita posse de bola em cada ataque é uma consequência de boas decisões, se perante uma equipa que se fecha com qualidade. Quando o espaço existe, deve ser aproveitado, e o jogo torna-se mais vertical. Se não existe, então sim, há que o criar com um jogo de mais passe e engodo.
Impressionante a qualidade de Diogo Leite a dar início ao ataque da equipa lusa, quebrando logo no primeiro passe meia equipa adversária que ficou ultrapassada, e ainda mais impressionante a forma como Romário Baró temporizou dando condições para a chegada em rotura de Danny Mota.
Chegou para fixar adversários ainda antes do movimento do avançado, e o pequeno toque para o seu lado esquerdo foi o momento diferenciado que ganhou o tal tempo que permitiu a conclusão do lance.
Tão simples, mas tão díficil e bem pensado.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3630 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*