
Já o referi, o colombiano é a surpresa maior da Liga. Um nível qualitativo inacreditável para quem chega pela primeira vez e aos vinte e dois anos à Europa.
Qualidade técnica, capacidade de desequilíbrio no dribe, uma cadência de passada elevadíssima que permite ganhar muitos metros em pouco tempo nas situações de saída rápida, e competência muito alta a finalizar.
Em cima das evidentes qualidades técnicas, já mostrou aquela personalidade própria de quem sempre vinga – Na Luz, por exemplo, de todos os que estiveram em campo de um lado e do outro foi dos poucos que quis sempre ter a bola e que continuou a ser capaz de usar sempre o cérebro.
No novo modelo de Sérgio Conceição, que trocou a presença a quatro na frente no corredor central – Com os alas que vinham para dentro e jogavam nas costas de dois avançados, Diaz forma um triângulo com Otávio nas costas de Soares.

O espaço ficou mais curto, e as possibilidades de receber com mais tempo para poder virar e encarar o jogo de frente à procura do desequilíbrio diminuíram em função de haver agora um central que sai sempre aos seus apoios frontais – Antes ambos os centrais estavam condicionados com a presença de dois avançados. Diaz tem potencial para crescer ainda mais e tornar-se também diferenciado em situações que exigem resolução mais rápida e simples, mas é possível que o seu apagão na recepção ao Desportivo das Aves se relacione com a adaptação a um papel não muito distante do que já antes tinha, mas que porque coloca o FC Porto mais equilibrado (mais um homem atrás), deixa maior conforto aos adversários no controlo do espaço entrelinhas.
O que é certo é que mesmo na noite de ontem, sempre que recebeu com espaço e de frente para a baliza, Luis Diaz foi Luis Diaz, um jogador fadado para outras realidades.
MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido
ACESSO A TODOS OS JOGOS DO MUNDO
Ok mas não é fácil jogar à bola nesta equipa do FCP. Todos os bons jogadores têm dificuldades e todos os brutamontes destacam-se. Ontem o Pepe e o Danilo deram um show de correrias, cortes e chutões! Foi uma alegria! Confesso que deve ter sido o primeiro jogo quase completo do FCP que vi nos últimos meses, até porque o Flamengo já estava decidido, então não sei bem se tem sido sempre isto. Mas não é fácil assistir a um jogo de futebol (??) entre o FCP e o Desportivo das Aves. Duas equipas que fazem os possíveis e os impossíveis para não jogar nada.
Devem andar a ver muitos jogos da UCL do seu clube.
Pelé?! Revê mais é o jogo deste Porto na Luz a 24 de Agosto.
Ver global sff.