1,2! As tabelas… tanto de simples como de espetacular!

“Toda a gente sabe jogar futebol se dás cinco metros de espaço”. (Johan Cruyff)

A arte no futebol encontra-se na simplicidade das ações dos jogadores. No jogo atual, em que os espaços são cada vez mais escassos e limitados, as combinações ofensivas a 2 jogadores podem ser uma das soluções para descobrir espaços e conseguir progredir no campo, aproximando-se da baliza adversária. 

Os espaços existem em algum lado, mas são móveis, abrem e fecham, por isso existe um determinado tempo para encontrá-lo – tanto entrelinhas, como em largura! (Abel Ferreira e Nuno Campos – Quarentena da Bola).

Um dos princípios ofensivos mais básicos do jogo é o passa e desmarca, que se pode expressar através das tabelas. Além disso são combinações muito básicas e muitos simples!! No vídeo temos vários exemplos de soluções com recurso às tabelas: 

  • Progressão e aproveitamento de espaços nos corredores laterais
  • Progressão e aproveitamento de espaços por dentro
  • Progressão e saída de espaços muito (MUITO!) reduzidos 
  • Aproveitamento de espaços intralinha (jogadores do mesmo setor)
  • Descobrir e atacar espaços atrás da linha defensiva
  • Criar situações de finalização/golo.

Técnica não é dar 100 toques na bola, isso qualquer um faz. Técnica é passar a bola com um toque, na velocidade correta, para o pé certo do colega.” (Johan Cruyff)

Apesar de básicas e simples, exigem recursos técnico-táticos elevados, exigem um determinado tempo e um determinado espaço. Um detalhe… um pormenor… que, para além de aportar muito ao jogo, pode ser a solução de muitos problemas!

Avatar
Sobre PabloAimar 4 artigos
João Pedro Magalhães: Apaixonado pelo jogo e pelo treino. Fez o mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Treino Desportivo. Atualmente desempenha as funções de treinador adjunto e analista de jogo no Al Taawoun, clube da 1ª Liga da Arábia Saudita.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*