Podes sonhar, Palmeiras

Depois do Flamengo de Jorge Jesus ter “pulverizado” a pontuação no Brasileiro 2019, o competitivo campeonato sul americano volta a tempos de grande equilíbrio e conta agora com outros dois treinadores portugueses. Sá Pinto e Abel Ferreira.

A óptima opção do Verdão por Abel Ferreira poderá ser o catalizador que guiará o Palmeiras a uma época de sucesso, depois das imensas dificuldades demonstradas no Brasileiro com a anterior liderança.

Pode sonhar! O crescimento tático que continuará a ter (mesmo não ignorando a dificuldade que é não ter tempo para treinar) tornará o Palmeiras um dos grandes candidatos a equipa do ano no Brasil – Ainda está também na Copa e na Libertadores.

Com um plantel recheado de jogadores de potencial imenso, apenas à espera de um modelo de jogo que os potencie – Gabriel Verón, Gabriel Menino, Veiga, Patrick de Paula, Weverton, Ronny, Scarpa, Wesley entre outros – o Palmeiras de Abel apresenta-se em 4x4x2 (Veiga e Willan como Avançados, Lucas Lima e Verón como alas) no momento de Organização Defensiva, esperando timing oportuno para pressionar – Mais do que o fazer a todo o instante, é cerebral nos momentos em que opta por baixar e fechar os espaços preparando a saída em contra ataque com os dois da frente, e a chegada de quem fecha as alas na linha média do 4x4x2.

Com bola, assume uma dinâmica que passa de um duplo pivot a meio com Patrick e Zé Rafael, para um losango – Patrick fica como volante / 6; Rafael como meia / interior esquerdo, e Lucas Lima baixa para meia / interior direito, enquanto Veiga se move como 10. Verón que defende como ala, torna-se avançado ao lado de Willian. Ora veja:

Já és nosso Patrono?
Por 1$ mês acesso a conteúdo exclusivo:

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*