Espaço, tempo e inteligência: a receita do novo matador do Dragão

Porto, 31/ 08/ 2020 - Mehdi Taremi, apresentado como jogador da equipa de futebol do FC Porto. ( Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Não se pode dizer que seja uma surpresa o que Taremi está a fazer ao serviço do Futebol Clube do Porto, principalmente para quem acompanhou atentamente o seu rendimento ao serviço do Rio Ave no ano passado, mas a verdade é que desde que começou a ser utilizado com mais frequência que o iraniano tem estado a excelente nível. Formando uma dupla de ataque muito interessante com Marega, Taremi beneficia dos movimentos do avançado maliano a descair para o corredor direito e a reter a atenção dos defesas adversários para atacar o espaço entre os centrais que tanto gosta. Com Marega mais móvel e a atacar o espaço, e Taremi forte de costas para a baliza e decisivo dentro da área, Sérgio Conceição parece ter encontrado a dupla perfeita para a frente de ataque, recordando que no início da época Marega apresentava algumas dificuldades a jogar sozinho.

Taremi beneficia de atributos físicos muito interessantes, uma técnica apurada para o seu tamanho, mas é na vertente psicológica que mostra toda a sua qualidade (e nos golos, claro). Muito inteligente nas suas desmarcações, sabe exatamente que espaços atacar e priorizar nos seus movimentos dentro da área, que fazem lembrar os grandes matadores que passaram no Dragão nas últimas décadas. É um daqueles avançados que a partir do momento em que os defesas lhe viram as costas, metade do golo está feito. Excelente nos movimentos em diagonal. entende quando travar e quando acelerar para ganhar espaço, e finaliza bem de qualquer maneira. Trazemos então algumas das imagens de marca de Taremi, o novo matador do Dragão:

Sobre RobertPires 84 artigos
Rodrigo Carvalho. 26 anos, treinador adjunto-analista nos San Diego Loyal, EUA. @rodrigoccc97 no Twitter.

1 Comentário

  1. E… correndo o risco de ser mal interpretado… Taremi soma a todos esses predicados uma capacidade imensa para “cavar” penalties.
    Não que seja fiteiro ou simulador. Taremi está um passo além disso. Parece ser alguém com uma percepção fora do normal dos movimentos da biola e dos adversários, colocando o corpo, de forma hábil e inteligente, no caminho do contacto.

    Basta ver o número verdadeiramente excecional de penalties já sofridos pelo iraniano, desde que chegou a Portugal, tanto no Rio Ave como no FC Porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*