RB Leipzig líder? Haaland disse que não!

Em posição de assumir a liderança da Bundesliga, o RB Leipzig recebeu um Dortmund que teve Erling Haaland mais uma vez endiabrado. O avançado norueguês marcou dois dos três golos da sua equipa e ainda participou directamente em outro, demonstrando mais uma vez todas as qualidades que lhe valeram o prémio de Golden Boy 2020:

  • Capacidade de finalização, dominando já grande parte dos possíveis cenários, sendo principalmente letal em situações de 1v0+GR ou em situações de ataque à zona de finalização com movimentos de chegada seja ao 1º ou 2º poste ganhando a frente ou as costas dos defesas.
  • Mobilidade ofensiva, podendo aparecer nos três corredores como apoio ou a buscar profundidade. Surpreende particularmente a maturidade que já tem nos movimentos de rutura da linha defensiva, procurando as zonas cegas dos defesas (espaço central/central ou central/lateral) para executar a desmarcação nas costas, seja com movimentos circulares ou diagonais no limite do fora-de-jogo.
  • Capacidades condicionais, utilizando a força e a velocidade para acelerar nas transições, com ou sem bola, sendo muito difícil de parar.

Depois de estar arredado dos relvados durante todo o mês de Dezembro, Haaland regressa assim em força para 2021, ficando nós atentos para perceber se a alteração estrutural do 1-5-4-1/1-3-4-3 de Favre para o 1-4-2-3-1 de Terzic, com dois extremos puros (Sancho e Reyna) e um médio ofensivo nas suas costas (Reus), o vai beneficiar ou não. Para relembrar o que tem sido a época do avançado, fica aqui o estudo das finalizações e respectivos valores de xG (segundo o understat.com).

Os nossos Videos são criados com

Sobre Juan Román Riquelme 97 artigos
Analista de performance em contexto de formação e de seniores. Fanático pela sinergia: análise - treino - jogo. Contacto: riquelme.lateralesquerdo@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*