Curtas Benfica vs Famalicão

notas sofascore.com

Com Pizzi fora do onze encarnado relativamente ao último jogo, dando lugar a Darwin, os encarnados entraram de forma afirmativa no jogo. Dois golos nos primeiros 7 minutos ajudaram, e muito, a equipa a tornar fácil a tarefa, esta noite.

O 3x4x3 com que Silas partiu para o encontro revelou-se uma estratégia errada da parte dos famalicenses;

Benfica com facilidade em colocar bola por dentro do bloco adversário e a chegar a zonas de criação;

Criatividade de Everton, no lance do primeiro golo encarnado, foi apenas uma pincelada do que se esperava do internacional canarinho mas que, só a espaços tem aparecido. Uma inconstância que em muito explica a fraca campanha da equipa encarnada esta temporada;

Pressão sobre os 3 Centrais habitual – Um ala salta. Desta feita Everton alto

Famalicão muda de estratégia após o 2×0 e passa a jogar com uma linha de 4 atrás.

Gil Dias mostrou ser a unidade mais capaz da turma visitante. Um remate ao poste, numa segunda bola, na sequência de uma bola parada, poderia ter relançado o jogo.

Esta é uma situação padrão na turma de Jesus, esta temporada, e muito pouco comum. Os encarnados são frágeis nas bolas paradas, sobretudo na cobertura à zona do segundo poste;

Na segunda parte, o Benfica volta a “adormecer” um pouco à sombra da vantagem, sendo incapaz, como já vem sendo hábito, de controlar o jogo com bola;

Jesus troca Cervi por Pizzi e Taarabt por Gabriel, mas o Benfica é uma equipa intranquila e, sem Luca, demonstra grande incapacidade de conexão em zona de criação;

Benfica em Organização 4x4x2

Apesar de Everton acrescentar qualidade de posse e associação à equipa, em espaços adiantados, as dificuldades de Darwin, sobretudo, em ligar-se com os colega,s são um problema para o Benfica;

Com exceção de um lance, ao minuto 81, o uruguaio tem sempre imensa dificuldade na conexão com os colegas quando é apertado pela marcação adversário;

Conseguiu ligar esse lance e…perigo para o Benfica, com o mesmo Darwin a finalizar, por cima, à boca da baliza;

É muito difícil passar de Jonas e Félix para este Darwin com tantas deficiências técnicas e de decisão em espaços curtos…são mundos diferentes.

Destaques individuais

Everton mostrou, no primeiro golo da noite, algum do “perfume” que levou o Benfica a contratá-lo. A sua melhor versão será fundamental para que os encarnados possam vir a fazer uma segunda metade do campeonato à altura dos seus pergaminhos.

Gil Dias, o internacional português é muito dotado tecnicamente e foi, durante todo o jogo, a principal ameaça à baliza encarnada. O extremo merecia outro contexto que não o da luta pela manutenção.

3 Comentários

  1. Gostava de saber a vossa opinião, relativamente ao seguinte: Visto que praticamente todo o plantel já teve covid, e com a possibilidade de agora trabalharem todos juntos, será possível o JJ conseguir que o nível exibicional do Benfica melhore, ou as deficiências tecnicas e fraca qualidade dos jogadores irá sempre sobressair?

    Viram a conferência do JJ? Em que diz que enquanto o Benfica não teve casos de covid era líder do campeonato? A verdade é que já aí tínhamos sido eliminados pelo paok. E antes dos surtos perdido pontos no campeonato e depois a supertaca.

    • Para que o Benfica possa subir de rendimento precisa de estabilizar, definitivamente, um onze base.
      Se o quinteto defensivo parece encontrado (resta saber que papel terá Lucas Veríssimo) ainda há dúvidas do meio campo para a frente.
      Weigl convenceu Jesus, que parece acreditar que Taarabt é, tendo em conta as opções, o seu parceiro ideal para o miolo, porque é quem mais se aproxima da qualidade técnica e de decisão do alemão nos momentos com e sem bola.
      Nas alas, pensamos que Everton tem lugar garantido e que na maioria dos jogos deverá ser Rafa a ocupar a outra ala, sendo que Cervi tem jogado enquanto este está lesionado. Pizzi será, contudo, sempre opção a ter em conta para a ala, em jogos mais difíceis, por ser mais um interior do que um extremo.
      Na frente, o regresse de Luca a jogar entre linhas e associar-se com os colegas, será um fator chave para que a qualidade futebolística do Benfica suba, permitindo a Darwin ou Seferovic mais movimentos em que estes são mais fortes, na procura da profundidade.

    • Nao. O problema do Benfica nao se resolve com teorias, resolve-se com a realidade, e como na realidade nada teve a ver com o COVID, os problemas continuam.

      Ha muita gente sem qualidade para ser uma mais valia no Benfica.
      – Jardel e Ferro estao a fazer o que no plantel? Dois centrais inuteis, mais valia ter despachado Jardel e emprestado Ferro, ter mantido logo o Conti e obrigatoriamente ter investido no Lucas a seu tempo.
      – Nuno Tavares? Gilberto? Diogo? De 4 laterais aproveita-se 1. O Nuno nao parece ter cerebro para chegar muito longe, mesmo sendo muito forte fisicamente, o Diogo era para ver se dava a lateral, mas tem mostrado que nao, e o Gilberto e um lateral banalissimo, que pode jogar e nao comprometer, mas que nao acrescenta nada a uma equipa como o Benfica.
      – Gabriel, finalmente ao menos vai para o banco, nunca foi ninguem, e nem no Leganes vai calcar, no futuro. Taraabt, reinventado por Lage, dura no maximo 60min, e comete erros primarios, nunca pode ser peca chave, e nao devia jogar a #8. Cervi, de dispensado a heroi (so porque consegue correr). Samaris, em 3 anos fez meio jogo. Chiquinho e Pizzi, para #8? Nem no Braga, quanto mais no Benfica.
      – Seferovic e Darwin, os dois somados tem menos tecnica que o Kardec. O Cadiz, por este andar, tem tudo para ficar no plantel para o ano proximo ano.

      O Benfica tem demasiados jogadores para encher, e muitos deles passam logo a “pecas chave”, no meio de tanta mediocridade. O problema, e que como o Benfica tem como objectivo vender, e nao ser campeao, assim que alguem da dois chutos bons, passa a ser um activo fantastico e vai rolar a ver se valoriza e sai no fim do ano. So que esta estrategia, ja deu o que tinha a dar. So funcionava “sem rivais”, com rivais nao vai dar, ja faliu.

      Alem disto, ha JJ, que e o treinador mais inflexivel do mundo, e que tem revelado que nao sabia nada da realidade do Benfica presente, nem das suas lacunas. Devia ter vindo com garantias que lhe davam, pelo menos, o #8 que falta, ja que este se recusa em mudar de sistema, porque ja Lage tinha mostrado que os presentes nao servem para #8. Nao vindo, devia ter mudado o sistema, mas nao, insistiu no erro dos outros, e nem hoje muda… ainda acha que vai a algum lado com Weigl e Taraabt no meio? Quando perderam com o PAOK eram os piores do mundo (nao para mim), e agora sao o meio campo revelacao para JJ? Basicamente tantos falharam que ja deu a volta. O problema do Benfica e colectivo, de encaixe, e nao vai dar para encaixar os mesmos jogadores onde eles ja mostraram que nao servem, nem se complementam.

      Na frente nao ha qualquer elemento que possa ligar o jogo, seja Rafa, Everton (que surpresa, infelizmente), Seferovic ou Darwin, nenhum tem o que falta a esta equipa, o tal Jonas ou Felix, o tal jogador de associacao com os colegas, de tabela facil, de jogar em espacos curtos e resolver problemas que os outros nao sabem, porque estao ali para ser servidos, nao para servir.

      O problema do Benfica e andar aos anos a chamar amador aos outros, mostrando o quanto substima os adversarios, para depois perder a vantagem que tinha, e lhe permitia ganhar mesmo cometendo erros de planeamento gritantes, quando os outros deixam de ter “tanto atraso”. Aos poucos eles foram sempre aproximando-se, e o Benfica, ja devia saber que nunca pode substimar o Porto, nem que esteja praticamente falido e sem alma. O Sporting finalmente tem projecto. O Braga esta um clube muito mais projectado no que sera o futuro da nossa liga a medio prazo.

      Enfim, o que os jogadores do Benfica fizeram no ano passado, na segunda volta, demonstra muita falta de coragem, de confianca e um problema mental que comeca com estarem acomodados. Eu sei que nao querem sair, porque Lisboa e um sitio cool e o Benfica e um bom clube, com condicoes boas e paga bem. Acham que sairam Zivko e Ferreyra com passe na mao por alma do espirito santo? Nao ha futuro no Benfica enquanto nao houver limpeza. Profunda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*