Da Mudança até à Liderança da Série D – O Canelas de Tiago Margarido

Em tempos conotado de uma forma negativa no Futebol Português, o Canelas 2010 é o atual líder da série D, provavelmente, a série mais competitiva do Campeonato de Portugal. A imagem, hoje, bem diferente de outrora é reflexo da competência do jogar do Canelas. Se ano passado foi a grande sensação da Taça de Portugal, tendo sido a equipa do seu campeonato que mais longe chegou na prova rainha, este ano é, possivelmente, a equipa sensação da atual terceira divisão portuguesa.

A equipa liderada por Tiago Margarido, parte de um 4x2x3x1 e vai alternando defensivamente, normalmente, entre um 4x4x2 e um 4x1x4x1, juntando o médio ofensivo ao avançado numa primeira linha de pressão ou baixando-o para a linha média de 4. É uma equipa extremamente pressionante, agressiva e é, ao dia de hoje, a segunda equipa com menos golos sofridos da sua série, tendo apenas mais um golo sofrido do que o Anadia que até têm menos um jogo que os gaienses.

Ofensivamente, o Canelas é uma equipa competente, por competente entenda-se capaz de alternar entre ataque posicional e ataque rápido, mas também cria perigo em contra-ataque. Consegue alternar entre uma construção desde trás paciente quando têm de o fazer, mas também consegue fazê-lo de uma forma mais direta para o seu avançado e é uma equipa extremamente rápida a recuperar a bola após a perda. A grande sensação do Campeonato de Portugal têm um conjunto de dinâmicas interessantes em ataque posicional que potenciam as características dos seus jogadores. À imagem de David Santos, que saiu para o Sporting da Covilhã na temporada passada, outros como Luís Simão, Francisco Sousa, Alex Tank e até mesmo o seu treinador, poderão saltar para as ligas profissionais na próxima temporada.

Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*