Desinspiração Portista com Final Trágico na Estreia de um Menino de Ouro

No Derby Portuense, o FC Porto manteve o 3x4x3 em ataque posicional que tinha apresentado em Braga perante um Boavista extremamente competente que, à imagem do que tinha feito contra o Sporting, posicionou-se num 5x3x2 com a preocupação de fechar espaços interiores e controlar os movimentos na profundidade de Marega, estando Porozo em grande destaque pela forma como bloqueou os movimentos do Maliano. Primeira-Parte de tremenda dificuldade para os Dragões chegarem com perigo à baliza boavisteira, com muito mérito da equipa de Jesualdo que foi controlando as entradas por dentro e à profundidade, sem nunca permanecer demasiado baixa durante a primeira-parte.

Como o jogo não se parte, a forma como o Boavista defendeu (com dois avançados para serem referência para sair) permitiu recuperar e sair várias vezes em transição ofensiva, sobretudo na primeira parte onde até conseguiu chegar ao segundo-golo na sequência de um contra-ataque. À medida que o jogo se ia desenrolando, já após o primeiro golo que surgiu de canto, o Boavista foi ganhando confiança e poderia ter chegado ao intervalo a vencer por um resultado superior. Isto deveu-se, também, a alguns problemas do FC Porto em transição defensiva pelo facto da equipa não estar devidamente preparada para a perda da bola e por isso, não ser o suficientemente forte a reagir à perda da bola.

Na segunda-parte, com alguma naturalidade e após a entrada de Otávio, Zaidu e Grujic que entrou para equilibrar a equipa, a equipa portista instalou-se no meio campo adversário, colocando mais um elemento próximo dos três avançados e foi crescendo até reduzir a desvantagem. A toada do jogo manteve-se até final, com o Boavista a perder capacidade para sair em contra-ataque à medida que a fadiga se instalava.

Noite desinspirada para o emblema portista que até podia ter vencido o jogo bem perto do fim, com o golo marcado por Evanilson a ser anulado após uma excelente jogada de Francisco Conceição que se estreou incrivelmente bem. Final trágico para os Dragões que poderão ver o Sporting distanciar-se novamente.

Os nossos Videos são criados com

Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*