Como constróis, Lisandro! – Pormenores de uma noite de Liga Europa

ROME - lr Amadou Diawara of AS Roma, Lisandro Martinez or Ajax during the UEFA Europa League Quarter Final match between AS Roma and Ajax Amsterdam at Stadion Olimpico on April 15, 2021 in Rome, Italy. ANP MAURICE VAN STEEN UEFA Europa League 2020/2021 xVIxANPxSportx/xxANPxIVx *** ROME lr Amadou Diawara of AS Roma, Lisandro Martinez or Ajax during the UEFA Europa League Quarter Final match between AS Roma and Ajax Amsterdam at Stadion Olimpico on April 15, 2021 in Rome, Italy ANP MAURICE VAN STEEN UEFA Europa League 2020 2021 xVIxANPxSportx xxANPxIVx 430199054

Os modelos com ideais de posse prolongada, com organizações ofensivas mais elaboradas e subprincipiadas por uma construção apoiada desde trás (particularmente os que adotam saídas variadas a 2,3 ou a 4) catalizaram a aposta num perfil diferenciado para a posição de defesa-central. O central que recebe e simplesmente entrega está quase em vias de extinção e a aposta recai cada vez mais no central que é altamente provocador com bola (que identifique corretamente os espaços para progressão, seja condução por dentro ou por fora para atrair ou fixar a pressão) e capaz de servir de lançador buscando os espaços fora da pressão sejam eles em corredor contrário, entre linhas ou nas costas da defesa (permitindo que os colegas aguentem nas costas da pressão e não se sintam tentados a vir pegar jogo demasiado baixo).

A exibição de Lisandro Martínez no empate do Ajax em Roma nesta quinta-feira foi um recital na fase I (construção), com o central argentino a ser um dos grandes responsáveis pelos valores esmagadores de posse de bola dos holandeses pela elegância da sua qualidade técnica (tem um pé esquerdo fabuloso), critério nas ligações curtas e longas (bem como nos momentos para acelerar ou colocar pausa) e desequilíbrios em progressão, não sendo de admirar que seja já noticiado como possível alvo do Barcelona para o próximo defeso.

Os nossos Videos são criados com

Juan Román Riquelme
Sobre Juan Román Riquelme 34 artigos
Fábio Baptista. Experiência como analista em equipas de formação e atualmente em contexto de seniores em Portugal, tanto em análise qualitativa como quantitativa, da própria equipa e do adversário. Vive sob o lema: conhecer o jogo, manipular no treino e assim influenciar o rendimento.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*