O regresso do Sarrismo – Possibilidades do modelo de Sarri em Roma

One of my coaches used to tell me that people who speak about formations don’t know anything about football. Tactical rigour is important, but we must never lose sight of the game and making sure the child inside is enjoying himself.

Maurizio Sarri

A “dança das cadeiras” em Itália continua animada com o recente anúncio de Maurizio Sarri como treinador da Lazio para a próxima época. O italiano que, relembre-se, deu o último título nacional à Juventus e marcou uma era em Nápoles, entre 2015 e 2018, com um futebol esteticamente muito atrativo e sendo certamente essa imagem que muitos querem ver replicada em Roma. A verdade é que o modelo em organização ofensiva era um dos mais completos da Europa na altura, conjugando princípios de verticalidade em posse com variações de ritmo em passe (com muita procura de atração curta para diagonal longa em lado contrário), colocação de muitas unidades em corredor central (extremos que vão dentro) com os centrais a procurar ligar, dinâmica do 3º jogador para progredir, possibilidade de utilização do falso-nove na estrutura de 1-4-3-3 ou movimentos de rutura sobre a linha defensiva para a afundar. E se este jogar deixa saudades, aqui fica uma pequena recordação em vídeo do quanto jogava o Nápoles de Sarri (ver vídeo abaixo).

Tal não nos deve distrair para aquilo que também era uma equipa com princípios muito interessantes em organização defensiva, particularmente nos subprincípios de linha defensiva que refletem o pormenor a que se vai no treino (ver no vídeo abaixo). E só uma linha com este tipo de comportamentos pode permitir a qualquer equipa pressionar bem alto como as equipas de Sarri o fazem, controlando assim o espaço em profundidade e à frente da linha: observe-se a colocação dos apoios, o tipo de deslocamento para encurtamento, as rotações em função da orientação do adversário, o controlo da profundidade e da largura, os ajustes e reajustes de acordo com o portador, o padrão de cobertura. Certamente que a Lazio será uma das equipas mais interessantes de se observar esta época!

Os nossos Videos são criados com

Sobre Juan Román Riquelme 97 artigos
Analista de performance em contexto de formação e de seniores. Fanático pela sinergia: análise - treino - jogo. Contacto: riquelme.lateralesquerdo@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*