A Importância da Cobertura Defensiva – O Golo do Manchester United em Wolves

A quantidade de vezes que vemos situações de 1×1 a resolverem jogos reforça a importância da cobertura defensiva. A simples ação de apoiar o jogador em contenção é fundamental para o sucesso da ação defensiva, formando uma situação de superioridade numérica que é aquilo que queremos defensivamente e fundamentalmente, garantirmos oposição caso a contenção seja ultrapassada. O objetivo passa por aumentar o número de jogadores entre a bola e a baliza, aumentando a dificuldade para o adversário ultrapassar quem defende. Nestas situações de 1×2, importa ainda que, um feche a possibilidade de movimento interior do adversário e o outro consiga controlar a progressão do adversário para a linha.

A vitória do Manchester United contra a equipa de Lage no dia de ontem surge (depois de mais um amasso do Wolves) numa situação de 1×1, brilhantemente finalizada por Greenwood e que demonstrou a importância da cobertura defensiva, entre outras coisas como a distância da contenção para o portador. Finalmente, é importante contextualizar a situação de 1×1. Aconteceu numa linha de 5, onde a cobertura defensiva ao lateral deveria ser garantida, preferencialmente pelo central do lado da bola.


Rating: 1 out of 5.
Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*