A Liga BPI está de volta!

A Liga BPI está de volta.. e promete!

Desde já a notícia de que todos os jogos serão transmitidos, seja em canal televisivo, em canal do youtube ou transmissões do facebook dos clubes associados. Qual a desculpa agora?

A minha sugestão é escolher uma equipa para seguir, para além da equipa do coração porque.. isto promete!

Análise Geral – Candidatas ao título

Para o ataque forte ao título, com certezas, temos as 3 equipas totalmente profissionais do campeonato: Benfica, Sporting e Braga.

Benfica O plantel de Filipa Patão apresentou poucas alterações. Contratou apenas duas jogadoras: Valéria Cantuário (AV) e Maria Negrão (Médio). A equipa habitualmente titular manteve-se e as saídas foram apenas de jogadoras pouco ou nada utilizadas. Houve também o regresso de algumas jogadoras que estavam emprestadas ao SF Damaiense para ganhar tempo de jogo na 1ª Divisão: Lara Pintassilgo, Carolina Correia, Madalina Tatar e Daniela Santos.
Este é um plantel muito jovem, e tem na juventude o melhor e o pior. O melhor pois Filipa Patão conseguiu que cada jogadora se integrasse num modelo de jogo bastante interessante, com muito jogo associativo e uma exploração da criatividade das suas individualidades a juntar à velocidade das suas avançadas para alternar entre o jogo curto e a exploração de profundidade. O pior advém da falta de experiência que algumas delas demonstram quando começam o jogo a perder, quando o golo não entra ou quando individualmente as coisas não estão a correr bem. Equipa com super potencial!

Sporting – Os mais mexidos! O Sporting alterou a equipa técnica, tendo agora no comando Mariana Cabral – treinadora que tem coordenado toda a formação do Clube desde o inicio do projeto – e o seu plantel sofreu um grande desbaste, principalmente no 11 titular. Saíram as duas GR – Patrícia Morais e Inês Pereira (Braga e Servett) – saiu também a central e capitã Nevena Damjanovic (CSKA), Tatiana Pinto (Levante), Raquel Fernandes (Ferroviária), Carolina Mendes (Braga) e Ana Capeta (Famalicão). Para além de outras jogadoras menos utilizadas como Amanda Perez, Carlin Baldwin e Mónica Mendes.
Para colmatar estas saídas importantes foram reforçar-se a Espanha e à Bósnia trazendo: Brenda Perez (Ex-Espanyol), Melisa Hasanbegović (Ex-Ferenvcáros); Foram também a Itália contratar a GR da Juventus, Doris Bacic e à China trazendo a primeira chinesa para Portugal, Shen Menglu. Por fim, em Inglaterra, o regresso de Diana Silva (Ex-Aston Villa) e em Portugal, Chandra Davidon (Ex-Torreense). A maior aposta foi a formação.
O Sporting tem, na minha opinião, uma equipa que se vai valer do coletivo, sem grandes destaques individuais que possam sobressair, mas com o bom início de época e a vitória sobre o Benfica na conquista da Supertaça, se havia alguma dúvida acerca do processo, na aposta na formação e na nova equipa técnica, as dúvidas foram eliminadas e o coletivo ficou mais forte. Por isto, vai também com alguma vantagem emocional contra os adversários diretos.

Braga – o Braga está com tudo. Apostou forte nas contratações nomeadamente Anouk Dekker, campeã europeia pela Holanda e que ainda esteve presente nos últimos jogos olímpicos. Uma central alta forte e que promete ser imponente e intransponível no jogo aéreo. A entrada de Patrícia Morais é uma jogada importante pois na baliza não tinham as melhores soluções e depois as duas contratações cirúrgicas de Ana Rute e Vitória Almeida. Duas Avançadas que têm muito golo! Juntar isto à qualidade de Norton, Dolores, jermaine e myra, dá estragos.

Destaques individuais:

Nicole Nunes – Amora

Uma número 6 pouco natural. Baixa e nada forte no choque, no entanto, a meu ver, das mais completas da liga! Leitura de jogo, posicionamento, receções, qualidade no passe. Enfim… ver Nicole a jogar é um prazer!!

Raquel Ferreira Torreense
Raquel Ferreira – Torreense

Diferente com a bola no pé. Pormenores técnicos muito bons. Receções orientadas. Jogo entre-linhas. Movimentações de apoio. Extremo que joga de fora para dentro e que no momento ofensivo tem liberdade para explorar muitos espaços diferentes. Tão interessante vai ser acompanhar a evolução de Raquel neste novo modelo do Torreense, que vai andar a disputar todos os jogos para ganhar!

Gabi – Varzim (foto oficial não atualizada)

17anos de puro talento: 1×1, drible, velocidade. Aceleração. Irreverência. Timming de desmarcaçao. Visão. Boa relação com o espaço. Defensivamente super comprometida!

Ao longo da época vamos ter a oportunidade de ir destacando mais jogadoras, mais equipas e até treinadores!
Os olhos estão postos nesta liga que cada vez tem mais qualidade, mais investimento e mais competitividade!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*