Lições de um jogo / jogador actual – Gonçalo Inácio

Todos Atacam, Todos Defendem. Nas melhores equipas do mundo – Recorde os dois últimos campeões Europeus – não há espaço para avançados que não defendem, nem defesas que não atacam.

A toada das partidas é cada vez mais definida na fase de construção. Enquanto defendes a construção adversária, determinas quão baixo tens de jogar, ou sequer se consegues jogar! Enquanto constróis, crias condições para poder ser perigoso na frente.

A tarefa de um central com bola é entregar a bola a quem possa CRIAR. A quem receba a bola mais à frente, para poder criar perigo. Para isso, tantas vezes não se pode ceder à tentação do primeiro passe para um médio que recebe ainda de frente para os onze adversários. Progredir em posse para FIXAR um adversário significará que um colega ficará livre. Ter a capacidade de endossar a bola em boas condições para as costas dos sectores adversários (avançados e médios) colocará os colegas a atacar só contra os defesas adversários.

Se muito do jogo se define na forma como se defende a saída para o ataque do adversário, saber construir é também um garante de desequilibrios que acontecerão mais à frente. Gonçalo Inácio deu uma lição do que é o jogo e o jogador actual. Ora veja:


Rating: 5 out of 5.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*