Evanilson – Taremi, o Complemento

Depois de um “ocaso” que (quase) sempre passam os jogadores sul americanos quando chegam à Europa para as mãos de Sérgio Conceição, enquanto procuram compreender e integrar-se nas ideias e no ritmo de trabalho do treinador português, Evanilson saltou para a ribalta, jogando ao lado de Taremi.

Espaço e Sucesso das Ações de Evanilson
Espaço e Sucesso das Ações de Taremi

O Iraniano é um ponta de lança de grande qualidade de movimentos para a zona de finalização, ao mesmo tempo que não é propriamente um jogador de velocidade e potência no ataque ao último espaço. E é precisamente por tal que Evanilson tem emergido no modelo de Sérgio. O Avançado Brasileiro traz para o jogo a tal capacidade de diagonal curta e potente que ganha vantagem sobre as linhas defensivas adversárias. Tal, aliado à forma como Taremi consegue jogar entre linhas e servir as rupturas de um avançado mais potente, traz o complemento ideal para uma dupla que em conjunto sabe jogar em zona de criação e sabe aparecer em zona de finalização. Responde a cruzamentos, mas também aparece a pedir nas costas.

O próximo passo

Evanilson continua a demonstrar muitas dificuldades na forma como recebe a bola, mesmo em espaços largos – Recorre maioritariamente ao pé direito, e não ao pé certo – que dependendo de onde vem a bola, poderá ser o direito ou o esquerdo. Quando este encurta, mais complicado se torna a resolução dos problemas ofensivos. Demora mais, permite reorganização, e trava o jogo.

A boa nova é que as dificuldades que o avançado brasileiro ainda sente – Opostas ao que faz Taremi, por exemplo – são passíveis de ser melhoradas com trabalho de campo. E se evoluir nesse sentido, tornar-se-à melhor jogador, e se Taremi já joga para Evanilson, Evanilson poderá também passar a jogar para Taremi, aumentando as possibilidades em criação do FC Porto.


Rating: 5 out of 5.

Sobre Paolo Maldini 3808 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*