Adeus à Champions

Jogo grande de Champions no Dragao….que ambiente….que jogo…..

A equipa de Diego Simeone apresentou para este jogo uma surpresa na estrutura escolhida. Apesar de ter somente 1 central de raiz disponível, “El Cholo” optou por uma defesa a 5 numa estrutura em 5-3-2 com Vrsalijko a fazer de central e Llorente a fazer de lateral, e com uma dupla de ataque composta por Suarez e Griezmann. Suarez que acabou por se lesionar cedo, permitindo por isso a entrada do tanque brasileiro Matheus Cunha.

Esta estratégia espanhola de optar por uma linha de 5 em organização defensiva, deverá ter tido por base uma analise prévia da equipa do Porto onde identificou na equipa portista dificuldades em desbloquear uma linha defensiva larga…quem está atento ao campeonato português poderá ter reparado que grande parte das equipas que defrontam a equipa de Sérgio Conceição optam por mudar a sua estrutura para uma linha de 5 homens.

Uma aposta forte do campeão espanhol na sua organização defensiva, que acabou por dar resultado, e permitiu ao Atletico aguentar o forte domínio portista e aproveitar as poucas oportunidades que teve.

Festeja o Atlético. O FC Porto demonstrou ao longo da prova ser provavelmente a segunda melhor equipa deste grupo, mas não foi capaz de materializar em finalização a criação que teve perante o Milan e perante este mesmo Atletico. Infelizmente para Portugal e para a equipa do Norte é na Liga Europa que o caminho seguirá.

2 Comentários

  1. mau resultado em termos financeiros, mas é na liga europa que os clubes portugueses poderão ter sucesso desportivo, não é na liga dos milhões.

  2. O Porto tem laterais fraquissimos, passar de Danilo, Alex Sandro e Telles para Zaidu, João Mário e Manafá é francamente mau. Na defesa o pós-Pepe está pessimamente acautelado, Mbemba está de saída (não deixa saudades) e não há centrais de qualidade a despontar (Fábio Cardoso é jogador de rotação, nada mais). Na frente Taremi e Evanilson deixam bastante a desejar, especialmente na *finalização*, o iraniano esbanjou oportunidade atrás de oportunidade nesta fase de grupos. Contei uns 6/7 golos cantados falhados… É de bradar aos céus. Se há posição onde é preferível gastar 20/25M num bom jogador ao invés de gastar 6 aqui, 9 ali é a de PL. Desde Jackson que não há um PL que faça jus ao nome na equipa. Tudo isto não é muito surpreendente para quem acompanha as finanças do clube, que está numa situação gravíssima. Gastamos muito dinheiro em negócios duvidosos tipo Nakajima, Renzo Saravia e Manafá porquê? Porque têm termos de pagamento muito, muito longos e são jogadores colocados por agentes no clube “á consignação”. As contratações que são efectivamente assinaladas pelo scouting do clube são de qualidade muito superior… É o caso de Luís Diaz, Uribe, Marchesin e Evanilson. Estas requerem fôlego financeiro que o clube teima em não ter devido a uma estrutura salarial muito onerosa e péssima gestão de contratos. É impensável ter trutas como Marega, Brahimi, Herrera, Reyes, Mbemba, Aboubakar e Corona a sair a custo zero (nestes casos ninguém me convence que não há aqui um elemento de gestão danosa). É impensável fazer renovações à pressa por valores astronómicos como a que foi feita com Otávio. Enquanto este ciclo vicioso de péssima gestão não acabar o Porto não irá evoluir, seja com Sérgio ou sem Sérgio. Não é de todo o meu estilo de treinador mas tem tido equipas cada vez piores, ano após ano.

    Competência e ambição na gestão de activos do clube: procura-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*