10ª Vitória do Porto – Curtas

Porto mete a 10ª vitória consecutiva num jogo que apesar de ter mantido os mesmos posicionamentos alterou as características dos jogadores em algumas posições. E se Bruno Costa a lateral é algo incognito aquilo que poderá efetivamente oferecer, Luis Diaz e Pepê como extremos trazem desequilíbrio individual e profundidade em ambos os corredores, a contrastar com Fábio Vieira a 10 que em relação a Taremi é um claro upgrade no jogo entre linhas e na definição perante a linha defensiva.

B SAD em 442 a apostar num bloco médio com avançados e médios a tentar tirar as ligações ao Porto e extremos com preocupação de controlar os laterais (mais Nilton que Abel Camará) e laterais muitas vezes a seguir os extremos. Linha média com jogadores fortes nos duelos defensivos, com bastante raio de ação e efetividade no desarme. Linha defensiva bem posicionada e a conseguir controlar os movimentos de ataque à profundidade.

Com a expulsão de Sithole o jogo mudou. Porto que até então estava com algumas dificuldades em ligar o seu jogo, penetrar no bloco adversário e criar ocasiões, passou a ter facilidade em chegar à frente, principalmente à medida que os minutos iam avançando. Ajudaram as substituições, Pepê para lateral a atacar na largura, Fábio como extremo entre linhas e dinâmicas habituais de 2 avançados que se complementam cada vez melhor. Mais gente em criação, mais desequilíbrio por fora e mais jogadores em ataque à área.

Jogo de Evanilson e Fábio Vieira. O avançado brasileiro fez 3 golos, um deles num grande trabalho dentro de área e outro num excelente movimento de ataque a cruzamento no 1º poste. Apesar de ser um jogador mais forte a atacar a profundidade, está a aumentar a sua variabilidade de movimentos e a colocar números (6 golos nos últimos 5 jogos). Já o médio português tem um talento incrível, todos os gestos técnicos são de uma qualidade soberba, associada a muita inteligência e criatividade. Hoje acrescentou qualidade e critério tanto na posse como na criação e somou 2 boas assistências.

Apesar de algumas dificuldades iniciais, o Porto voltou a virar uma desvantagem inicial num jogo em que dominou mas criou menos que habitualmente, ainda que não tenha permitido ao adversário ter bola e saídas para o contra-ataque. É verdade que a expulsou ajudou no entanto, ao dia de hoje, parece ser a equipa mais forte e com mais soluções a nível nacional.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*