Gonçalo Inácio, um central moderno!

Gonçalo Inácio assumiu-se como central pela direita no esquema de três centrais de Ruben Amorim desde cedo. Após a sua estreia, foi claro para todos que estava aqui um dos principais centrais portugueses dos próximos anos. Neste momento, em situação normal, Inácio já é um dos indiscutíveis do treinador.

Se é certo que atravessou recentemente um nível de forma mais baixo que o normal e que o fez perder um pouco o rendimento, também é certo que Amorim não abdicou dele mesmo assim e que até o fez suprir a vaga deixada por Coates no centro da defesa quando o uruguaio foi representar a sua seleção.

Inácio tem lacunas, como todos, mas o que oferece é superior a isso. Sem ser mau, não é exímio no jogo aéreo como Coates, nem tão pouco tão possante fisicamente. Contudo, é bastante inteligente e consegue desbloquear situações de saída de bola que aparentemente estariam estagnadas.

O jovem central português é um defesa bastante evoluído do ponto de vista técnico e que entrega bastante soluções à sua equipa. É um defesa com golo (já leva 3 este ano) mas é no passe que impressiona. Gonçalo Inácio tem uma média de passe de 91% de eficácia por jogo!

Poderemos pensar que é normal ser uma média alta devido a fazer muitos passes no seu próprio meio campo… mas isso seria redutor porque se nesse caso tem 95% de eficácia, no caso de passes no meio campo adversário a média é igualmente alta… uns incríveis 84%!

Seja passe longo ou curto, Inácio consegue emprestar essa qualidade ao coletivo e isso tem desbloqueado imensas situações onde o adversário consegue colocar o bloco de modo a que a equipa do Sporting não consiga avançar como gosta.

Também com bola no pé Gonçalo Inácio consegue avançar no terreno como se fosse uma médio tal a sua capacidade para contornar os adversários com bola dominada e entregar depois a quem possa criar.

Já esteve às portas da seleção mas para quando a afirmação nesse plano também?

Sobre EdgarDavids 61 artigos
Analista de Desempenho Coletivo e Individual & Técnico de Exercício Físico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*