Defesa de cruzamento – Wendell

O Porto exibiu-se a bom nível contra o Paços de Ferreira e obteve uma vitória incontestável. Ainda assim, sofreu dois golos semelhantes onde Wendell se comportou de forma negativa.

Quando uma bola entra fora e o lateral sai na contenção, a restante linha defensiva retira profundidade e garante uma linha de cobertura ao mesmo. Caso seja o portador esteja em zona de cruzamento a restante linha defensiva prepara-se para o defender. Assim, é importante colocar jogadores no enquadramento da baliza (idealmente na linha do 1º poste, meio da baliza e 2º poste, de preferência com o corpo bem orientado) e que cada um deste perceba o que está ao seu redor e controle o adversário direto na sua zona. Controlar o adversário direto é perceber onde ele está, não perder contacto com este e não o deixar antecipar-se, colocando-se numa posição que lhe permita sempre reagir e chegar primeiro a um eventual duelo.

Nos golos do Paços de Ferreira – ambos com cruzamento da esquerda – Wendell teve duas abordagens deficientes e permitiu ao seu adversário finalizar na sua zona:

  • 1º golo. Bola entra fora, linha defensiva não garante linha de cobertura por estar a pedir fora de jogo. Percebeu-se rapidamente que o espaço era entre linha e guarda-redes, visto que o 9 estava demasiado baixo (para não ficar fora de jogo) não chegaria à bola, o que tornava a zona do 2º poste a mais perigosa. Linha defensiva não estar corretamente posicionada em profundidade prejudicou a orientação corporal no momento do cruzamento (todos atacariam a bola virados para a sua baliza), no entanto o lateral, caso estivesse bem posicionado, cortaria facilmente a bola para canto. Wendell não só não acompanha a restante linha defensiva, como também perde o seu adversário direto e permite que finalize na sua frente uma bola que só ele poderia cortar.
  • 2º golo. Bola entra fora, linha defensiva garante linha de cobertura (ainda que o alinhamento não fosse o mais correto). Pepe controla o seu adversário direto e Wendell, mais uma vez, demora a posicionar-se corretamente em profundidade e largura e perde a frente para o seu jogador deixando-o novamente finalizar na sua zona.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*