Morita, novo leão?

Já não é nova a associação de Morita ao Sporting, mas o rumor parece ganhar força e, de facto, pode mesmo vir a ser reforço na próxima época.

O internacional japonês de 26 anos, é um médio de construção, requintado tecnicamente e assertivo nas decisões com bola. Bastante ágil e evoluído com ambos os pés, Morita é um jogador que percebe os espaços para receber, enquadra fácil e liga todo o jogo ofensivo da equipa. Acrescenta qualidade na posse e é importante pela grande procura por verticalizar o jogo e facilidade com que queima linhas em passe. Ainda assim, menos forte em condução. Também em criação, apesar de gostar de envolver por vezes, precisa de melhorar o seu impacto no último terço, não oferecendo grande chegada à área ou números (golos e assistências).

Já no capítulo defensivo é um jogador que cumpre posicionalmente mas sem características para ser um exímio recuperador da bola. Sem a passada larga e capacidade nos duelos que lhe permitam pressionar alto e chegar rápido, é na leitura dos lances e no posicionamento que consegue mais ajudar a equipa. Muita qualidade após ganho da bola, tentando sempre entregar jogável e, tal como na construção, olha vertical para potenciar o contra-ataque ou apenas para eliminar a primeira reação à perda adversária e colocá-los a “correr para trás”.

Em suma e extrapolando para o modelo Amorim, o nipónico seria à priori uma opção mais válida como 6 do que como 8. O facto de não ser tão capaz em condução e criação como o treinador português parece exigir do seu segundo médio faz com que possivelmente tenha maior sucesso a jogar mais recuado. Ainda assim, não oferece a capacidade defensiva onde os seis do Sporting são exímios. Não é o monstro defensivo que é Palhinha, não é tão completo como Ugarte, não tem a condução, passada e preponderância de Matheus Nunes, nem a criação de Bragança. No entanto, é um médio diferente, muito forte a ligar e que poderá ser importante caso Ruben queira montar um sistema com três médios.

2 Comentários

  1. Acho que estás a desvalorizar o Morita, pode não ter o corpanzil do Matheus ou Palhinha ou não ganhar metros como o 1º, mas têm outras qualidades que estes também não têm.

    Morita liga muito melhor o jogo que Palha, Matheus e até mesmo Ugarte por agora, é também um jogador com boa cultura tática, mais até que o Matheus que é mais selvagem na forma de jogar, não deixando também de ser um jogador intenso e forte na recuperação.

    Parece um jogador discreto, mas é provavelmente o médio mais completo que temos e faltava isto ao Sporting, temos bons médios, mas são todos algo unidimensionais, Ugarte têm grande potencial, mas precisa de crescer com bola, Palhinha será sempre um destruidor, M.Nunes falta-lhe qualidade a ligar com autocarros.

    Bragança é o mais criativo, mas também é o menos predisposto para o jogo, o que menos trabalha e o mais frágil nos duelos.

    Para mim o principal problema do Sporting estava no meio, é claro que faltava 1 central rápido pela direita e Inácio ir para a esquerda, para sermos mais seguros no controlo da profundidade e na saída de bola, mas para mim a falta de ligação no meio era clara, precisamos de médios mais completos, que façam várias coisas ao mesmo tempo.

    Uma pessoa olha para o meio do Porto com Uribe e Vitinha e para o nosso, os 2 deles fazem por 4 nossos, esse é um dos problemas.

    Na frente apesar da qualidade, falta mais imprevisibilidade, mais 1 vs 1, mais agitadores, seja nas alas ou no ataque, precisamos de mais criatividade.

    Resolvendo isto, o Sporting é campeão de novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*