O Novo Braga de Artur Jorge

No jogo da apresentação do SC Braga, primeiro jogo transmitido na televisão, foi possível começar a compreender as principais ideias de Artur Jorge para a temporada que vêm. A equipa bracarense vai partir de um 4x4x2 clássico, sistema este que foi apresentando com sucesso nas formações secundárias do Clube pelo mesmo.

Ofensivamente, as equipas do novo treinador bracarense gostam de construir desde trás com uma construção, preferencialmente a 3 com os médios a ter protagonismo nesta fase seja a montar fora ou entre centrais. Os laterais aparecem bem largos e alternam a sua altura na profundidade (intermédios/altos) com os extremos aparecerem no espaço interior e os avançados a fixar as linhas defensivas adversárias. Artur Jorge pretende criar um quadrado em zonas de criação formado entre extremos e avançados, onde pretende criar espaço para os seus extremos receberem de frente para posteriormente, servirem os dois avançados na profundidade. Foi um jogo em que o Braga conseguiu chegar com facilidade ao último terço, por dentro, mas também por fora.

Defensivamente, em transição e em organização, a equipa ainda revela bastante margem para crescer. No momento de Organização Defensiva, a equipa optou por uma postura bem pressionante no seu 4x4x2 com os médios e centrais bem pressionantes, a perseguir avançados adversários. Quando trocavam pressão por controlo, equipa procurava estar junta e fechar espaços interiores, mas a linha defensiva revelou alguma descoordenação e centrais a serem muito atraídos individualmente. Na sua transição defensiva, os médios precisam de entender melhor que espaços ocupar pelo posicionamento alto dos laterais. Por fim, ao longo dos anos, Artur Jorge tem-se revelado muito forte no momento da bola parada ofensiva… se o Braga se tornar numa das equipas com mais golos marcados de bola parada ofensiva (e aqui entende-se por bola parada ofensiva cada canto, livre ou lançamento de linha lateral) não será de estranhar.

Um Braga com muito potencial pela qualidade (e também potencial) dos jovens que estão aparecer na equipa principal como Gorby, Rodrigo Gomes e Vitinha ou como as novas contratações que a equipa bracarense tem feito neste mercado como Diego Lainez ou Simon Banza. Veremos como irá crescer a equipa de Artur Jorge, o potencial está lá todo.

Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

1 Comentário

  1. Im pretty pleased to discover this great site. I need to to thank you for ones time due to this wonderful read!! I definitely liked every bit of it and i also have you book marked to see new things in your website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*