Atacar / Defender as Costas

O estratosférico jogo do Barcelona fez pensar que tudo se resumia a jogar a bola no pé. Quem seguiu com maior rigor e atenção o jogo dos catalães recordar-se-à que às “mil” trocas de bola no pé, mas também se lembrará dos temíveis passes nas costas. Os lances de posse longa tantas vezes acabavam com um passe de ruptura no momento certo e para o espaço certo.

Não há jogo mais confortável de defender do que aquele que não usa / recorre a ameaças constantes da profundidade. Por outro lado, defender lances sistemáticos de procura das costas – quando estes saem com critério quer no movimento quer na decisão de passar a bola – obriga a decisões cujo erro se paga caro.

Como defender os movimentos dos avançados? Quem o deve fazer? Aproximar, acompanhar, largar – Quando largar? Que indicadores para baixar? Quando subir?

Na Madeira, enquanto o Desportivo de Chaves deu uma lição de criar lances perigosos com passes colocados nas costas, o Marítimo foi revelando dificuldades em suster a criação oponente.


Rating: 5 out of 5.
Sobre Paolo Maldini 3825 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*