Vencer, convencer e sonhar!

Portugal venceu, no passado dia 6 de outubro, a Islândia, apurando-se pela primeira vez para o último playoff de acesso ao Mundial, a disputar-se na Nova Zelândia, em Fevereiro de 2023.

A caminhada tem sido longa, depois de vencer a Bélgica num jogo difícil, teve pela frente a 14ª do ranking FIFA e ganhou!

Tem sido um percurso em crescendo onde o grupo de Francisco Neto tem demonstrado uma capacidade de superação inacreditável e sobretudo…. Qualidade! Identidade bem definida, num 1x4x4x2 (losango a atacar) onde encontra na sua dinâmica ofensiva a sua maior evolução:
1. Identifica bem os espaços;
2. Tecnicamente tem jogadoras diferenciadas que se soltam da primeira pressão;
3. Boas decisões da portadora da bola;
4. Muitas soluções entre linhas e na profundidade;

Neste último ponto, Portugal tem sido muito eficaz no seu aproveitamento. Com Diana Silva e Jéssica Silva em jogo, Portugal consegue aliar as ligações curtas e entre linhas, com o ataque à profundidade no espaço. Tanto uma como outra, a nível de capacidades físicas, nomeadamente a velocidade, raramente ficaram atrás das suas adversárias, o que permite a Portugal ter muita variabilidade de ações em organização ofensiva, sendo que estas características também dão garantias nas transições ofensivas e permite que a equipa, mesmo com linhas baixas, chegue com perigo ao último terço. Vejamos:

Portugal VS Islândia

Num jogo dominado territorialmente pela Seleção Portuguesa, através do seu bom posicionamento e da sua capacidade de posse de bola, foi-se valendo a Islândia de alguns momentos de bolas paradas e transições ofensivas. Portugal evitou o jogo físico tendo mais bola, posicionando-se melhor, e quando não o conseguiu evitar.. foi muitas vezes superior. Jogo que apenas foi resolvido no prolongamento e onde Portugal soube aproveitar o espaço que a Islândia foi deixando, por jogar com menos uma unidade. Um banho tático e técnico e um recital de qualidade nos últimos minutos: nas asas de Francisca Nazareth!

Uma seleção que cada vez mais é competente em todos os sectores e em todas as posições.
Um coletivo que está recheado de talento.
Individualidades que se potenciam nas ligações.

Já é difícil destacar apenas umas jogadora da Seleção Nacional, mas deixo dois nomes enormíssimos, que garantem equilíbrio, ocupação de espaços e qualidade: Fátima Pinto e Tatiana Pinto.

Desde que chegou a Espanha que ganhou uma dimensão física e tática superior. Garante a segurança que Portugal necessita quando precisa de encarar de frente grandes seleções, tanto no capítulo defensivo como no ofensivo. Box-to-box.
Taticamente perfeita com e sem bola. Preponderante na chegada à área e ao último terço. Recuperadora de bolas no campo todo e um pulmão incrível. Requintada em zonas de finalização.

Falta apenas um jogo para chegar ao Mundial… e Portugal vai lá estar!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*